Qual a frase mais famosa de Nietzsche?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Torna-te o que tu és

Torne-se aquilo que você é". Nietzsche se apoiou na frase "Torna-te o que tu és", do poeta grego Píndaro para desenvolver seu pensamento acerca da praticidade na trajetória do indivíduo.

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.

Só sei que nada sei

"Só sei que nada sei."
A frase dita por Sócrates (469 a.C.-399 a.C.) é, provavelmente, a frase mais famosa da história da filosofia. Nela, Sócrates chama a atenção para a sabedoria contida na ignorância. Para ele, não saber é muito melhor que saber mal.

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.

Segundo essa lógica, Nietzsche teria sofrido com a sífilis no final da vida, o que desencadeou a demência e a destruição do seu cérebro. O filósofo morreu em 25 de agosto de 1900.

A filosofia nietzschiana é feita a golpes de martelo: tende a agredir bases que se estabeleceram de forma histórico-social, ou talvez, tornar estas bases como socialmente constituídas, visto que se busca destituir a transcendentalidade dos valores e da vida.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

A moral, de acordo com Nietzsche, pode ser entendida como um costume, que num dado momento pode ter sido útil, mas que depois passa a ser utilizada como uma norma de conduta a ser seguida, sem questionamentos.

4. Além do Bem e do Mal é considerado, pelo autor, seu livro mais importante. Friedrich Nietzsche considera esse, juntamente com Assim Falou Zaratustra, sua principal e mais abrangente obra.

Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo alemão, sugeriu através da corrente niilista a “ausência de sentido” ligado ao conceito do “Super-Homem”. Essa proposta surgiu a partir da “Morte de Deus”, isto é, da inexistência de qualquer princípio.

Em interpretações aleatórias do seu pensamento, Nietzsche seria hoje considerado “machista” por alguns. Mas se ele fosse machista, teria sido uma grande ironia ter se apaixonado por Lou Salomé, uma mulher de espírito rebelde e pensamento independente.

Não há ninguém no mundo que não queira ser feliz. Na história da filosofia, não há uma definição única ou comum do que seja a felicidade, mas seja lá o que for, todo ser humano almeja sua posse.

O niilismo se configura numa negação da vida. O niilista é o indivíduo que encara a vida com indiferença. Crítica o que há a sua volta, afirmando que tudo é falso porque é tudo artificial. Desta forma, para Nietzsche, o niilismo é o sintoma do adoecimento do homem.

Filósofo do Niilismo e Eterno Retorno. Ideias: 1.

O super-homem é aquele que vence o niilismo, supera a forma homem, velha e desgastada, supera todos os humanismos, toda a cultura que o prende em si mesmo, é ele quem “lança a flecha do seu anseio por cima do homem” (Nietzsche, Assim Falou Zaratustra, p. 18).

Durante o verão de 1900, seu estado de saúde se agravou por causa de uma bronquite que evoluiu para doença pulmonar. Vítima de apoplexia, Friedrich Nietzsche morreu às onze e meia da manhã de um sábado, 25 de agosto, aos 54 anos.

Os historiadores e exegetas do filósofo entendem que esta fase de sua vida tornou-se penosa por uma conjunção de fatores adversos. Provavelmente numa aventura em um bordel, Nietzsche havia contraído sífilis, doença venérea então incurável e cujo estado final conduz à demência.

“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.”

Não venha roubar minha solidão, se não tiver algo mais valioso para oferecer em troca. O titulo do Pense Nisso de hoje foi transcrito da frase proferida pelo filosofo alemão Friedrich Nietzsche, conhecido como o “filosofo da afirmação da vida”.