Qual a fraqueza de Ogum?

Perguntado por: ipereira2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

São valentes, objetivos e corajosos
Os filhos de ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dá tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça dificilmente alguém consegue tirar.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu!

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Por que Ogum bebe cerveja? A energia Ogum é de virilidade. A entidade vem do astral, como capangueiro de Ogum, trazendo essas energias, que muitas vezes, somadas à energia de seu Médium (e filhos de Ogum são mais rebeldes), podendo tonar-se um excesso de energia Yang, dentro de um terreiro.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Ogum passou para todos os seres humanos o conhecimento sobre batalhas e o trabalho com o metal, trazendo a evolução para toda a humanidade. Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

Babalorixá Jair de Ogum, conhecido como rei da umbanda no Brasil, morre aos 76 anos. O sacerdote Jair de Ogum teve uma parada cardiorrespiratória nesta segunda-feira (31) e não resistiu.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Nos momentos a dois, solta sua criatividade e abusa de ousadia, tudo para mandar a rotina para bem longe da relação. Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

A BENÇÃO MEU PAI QUEM É FILHO DE OGUM RODA, BALANÇA E NÃO CAI” Nas palavras de Publius Flavius Vegetius – “si vis pacem, para bellum”, em tradução livre: “se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

A Umbanda celebra o Dia de Ogum em 23/4.

Ogum Matinata – atua sob a energia dos campos abertos e colinas – Reino de Oxalá. Não há muitos médiuns que conseguem tê-lo como Orixá de trabalho, pois são bastante raros e difíceis de incorporar. Ogum Iara – atua sob a energia dos rios, lagos e cachoeiras – Reino de Oxum.

Qualidades de Ogum na Umbanda:
Ogum de Lei Ogum Yara. Ogum Malê ou Malei. Ogum Megê Ogum Rompe-Mato.