Qual a fórmula para calcular o campo elétrico?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.

Caso te seja dada o valor da força elétrica exercida por uma carga, seu campo pode ser calculado por E = F/q, onde F é a força elétrica em questão.

A fórmula da Lei de Coulomb é utilizada para calcular a força elétrica entre 2 cargas a partir da combinação da constante eletrostática (K), cujo valor no vácuo é 9.109 N.m²/C², pelas 2 cargas elétricas (q1 e q2) multiplicadas entre si e dividida pelo quadrado da distância entre as cargas, em metros (r).

1018 prótons (ou elétrons).

O campo elétrico é definido como uma grandeza vetorial (possui sentido, direção e módulo) utilizado para medir as interações entre cargas elétricas, que podem ser de atração ou repulsão.

- módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).

Intensidade do campo elétrico
F é força elétrica medida em Newton (N) |q| corresponde ao módulo da carga de teste em Coulomb (C)

O vetor campo elétrico resultante no ponto P, em razão de várias cargas é a soma vetorial dos campos , , , onde cada vetor parcial é determinado como se a carga respectiva estivesse sozinha.

Aplicações do campo elétrico
O campo elétrico é utilizado para gerar uma força elétrica que empurra uma corrente elétrica em um fio condutor, criando assim um campo magnético que gera o movimento do motor; Capacitores: os capacitores são dispositivos elétricos que armazenam energia em um campo elétrico.

O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas.

Toda carga elétrica localizada no interior de um campo elétrico possui uma energia potencial elétrica (Ep) associada à sua posição dentro desse campo. Se considerarmos algum ponto dentro de um campo elétrico, podemos calcular a quantidade de energia que um coulomb de carga pode armazenar nesse ponto.

A lei de Coulomb é uma lei da Física usada para determinar a intensidade da força de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas.

A constante eletrostática é a constante de proporcionalidade k presente na lei de Coulomb. Essa constante não possui um valor único, pois ele depende do meio em que os corpos estão imersos. Quanto maior for o valor da constante eletrostática, maior será a força elétrica atuante sobre dois corpos carregados.

K: constante eletrostática. No vácuo seu valor é 9.109 N.m2/C.

O Ampère (A) é a unidade de medida que mede a quantidade de eletrões que formam uma corrente elétrica por segundo. Dessa forma, 1 A equivale a 1 C/s (coulomb/segundo).

Unidade de medida: Ampère
Portanto, 1 Ampère equivale ao fluxo de 6,242 x 1018 elétrons em um segundo passando por uma seção de um condutor.

No sistema internacional de unidades, o campo eléctrico pode ser expresso newton por coulomb (N/C) ou volt por metro (V/m). A unidade recomendada é o volt por metro. 1 V/m é a intensidade de um campo eléctrico uniforme tal que a diferença de potencial entre duas superfícies equipotenciais separadas de 1 m, é 1 V.

O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:

  1. Legenda: E – campo elétrico [N/C ou V/m]
  2. Q – carga geradora do campo elétrico [C]
  3. k0 – constante eletrostática do vácuo [8,99.109 N.m²/C²]
  4. d – distância do ponto até a carga geradora.

Efeito Térmico – Quando a corrente passa por um condutor, produzindo calor e este condutor se aquece. Campo Magnético – Quando a corrente passa por um condutor e, ao redor dele, se produz um campo magnético, fazendo a corrente se comportar como um ímã.

quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo elétrico tem sentido de afastamento das cargas e quando tem sinal negativo (Q<0), tem sentido de aproximação, sendo que isto não varia com a mudança do sinal das cargas de provas.