Qual a fórmula molecular do composto 2 Metilpent 2 Eno?

Perguntado por: tcamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

C6H12

O 2-metilpent-2-eno tem fórmula molecular: a) C6H12.

Para determinar a fórmula molecular de um composto, basta calcular quantas fórmulas unitárias mínimas são necessárias para obter a massa molar do composto determinado.

Podemos observar que tanto o but-2-eno quanto o ciclobutano são hidrocarbonetos e apresentam a fórmula molecular C4H8.

a- Pente-2-eno não apresenta isomeria geométrica cis-trans. Sua isomeria é E-Z, pois os ligantes nos carbonos 2 – hidrogênio (H) e metil (CH3) – e os ligantes no carbono 3 – hidrogênio e etil (-CH2-CH3) – são diferentes.

A fórmula molecular é aquela que mostra quais são os elementos que formam determinada substância e o número exato de átomos de cada elemento que está presente em uma molécula dessa substância.

Fórmula estrutural plana: Basta contar a quantidade em que cada elemento aparece, escrever o símbolo do elemento e o índice no lado inferior direito.

Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

Os carbonos 1 e 2 apresentam hibridização sp2. 01. Os carbonos 3 e 4 apresentam hibridização sp3.

Fórmula estrutural condensada
A condensada é a fórmula simplificada do composto molecular. Como o nome já revela, ela condensa as ligações químicas e representa apenas os elementos e o número de átomos presentes.

Resposta: a) H3C - CH2 – CH = CH - CH2 – CH3 O nome do composto formado é:hex-3-eno.

Fórmulas compostas são fórmulas que integram várias fórmulas aggregate condicionais, podendo também conter expressões horizontais. Neste caso, cada expressão pode ser uma fórmula aggregate ou uma fórmula horizontal.

A fórmula molecular indica o número real de átomos de cada tipo de elemento químico que aparece na molécula. Por exemplo, a fórmula molecular da água é H2O, o que significa que em cada molécula de água há dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

O sufixo é dado pela letra "o", o qual indica o composto hidrocarboneto. Assim, os alcenos são nomeados como sufixo –eno, que indica a dupla ligação. Além disso, a posição da dupla ligação deve ser indicada. Este número antecede o nome do alceno e indica o átomo de carbono onde se inicia a ligação.