Qual a fórmula estrutural de CH4O?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O metanol, também chamado de álcool metílico, possui fórmula molecular CH4O e fórmula estrutural igual a CH3 – OH, ou: O metanol trata-se de um composto orgânico formado pelo grupo orgânico álcool. É polar e sua massa molar é igual a 32 g/mol.

Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

Fórmula estrutural é uma das três formas de se representar um composto molecular (formado por ligações covalentes). As outras formas de representação são fórmula molecular e fórmula eletrônica de Lewis.

O álcool pertence à classe dos compostos orgânicos (Química Orgânica) que são formados por hidroxilas (-OH), ligadas a átomos de carbono saturados. Entre os principais exemplos, podemos mencionar o etanol (C2H6O), metanol (CH3OH), propanol (C3H8O) e glicerol (C3H8O3).

Para determinar a fórmula molecular de um composto, basta calcular quantas fórmulas unitárias mínimas são necessárias para obter a massa molar do composto determinado.

Fórmula estrutural condensada
Como o nome já revela, ela condensa as ligações químicas e representa apenas os elementos e o número de átomos presentes. Ou seja, na fórmula condensada os tipos de ligações (simples, dupla, tripla e dativa) não vão ser mostrados. Exemplo: a fórmula condensada do álcool amílico (C5H11OH).

O etileno ou eteno é o hidrocarboneto alceno mais simples da família das olefinas, constituído por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio (C2H4). Existe uma ligação dupla entre os dois carbonos. A existência de uma ligação dupla significa que o etileno é um hidrocarboneto insaturado.

Na indústria química, essa transformação ocorre por meio da produção de hidrogênio e CO2 realizada em pelo menos duas etapas e com condições de temperatura e pressão muito altas. Conseguir fazer isso em condições mais brandas, gastando menos energia e obtendo metanol é um avanço”, afirma Teixeira.

A gasolina é um combustível composto por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16 a C11H24.

O metanal é um composto orgânico pertencente à função orgânica aldeído. O metanal é um gás em temperatura ambiente, por isso é comercializado sob a forma de solução aquosa.

A primeira é a fórmula estrutural simplificada ou condensada, em que a quantidade de átomos de hidrogênios ligados a cada carbono é abreviada, colocando o seu símbolo (H) apenas uma vez e adicionando no canto inferior direito um índice, que é um número que mostra quantos hidrogênios há.

A fórmula molecular é aquela que mostra quais são os elementos que formam determinada substância e o número exato de átomos de cada elemento que está presente em uma molécula dessa substância.

O elemento químico carbono é representado pela letra C.

A fórmula estrutural é o esquema que indica a estrutura, ou seja, a disposição dos átomos de elementos químicos que compõem a cadeia, bem como a ligação entre eles. Para demonstrar a ligação entre os átomos, utilizam-se traços para simbolizar os elétrons compartilhados em cada ligação.

As fórmulas empíricas mostram a mais simples proporção de números inteiros em um composto, fórmulas moleculares mostram a quantidade de cada tipo de átomo em uma molécula, e fórmulas estruturais mostram como os átomos de uma molécula estão ligados um ao outro.

A fórmula empírica é a fórmula química mais simples e expressa a composição de um determinado composto em termos de proporções relativas dos elementos químicos presentes. Por exemplo, a fórmula empírica do benzeno é CH, indicando que neste composto os átomos de carbono (C) e hidrogénio (H) estão na proporção de 1:1.

A fórmula geral para cetona é: R — C (= O) — R. Fórmula geral molecular e estrutural para compostos da função cetona.

O grupo funcional dos álcoois abrange os compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.

Com isso, você precisa recordar que o éter é caracterizado por um átomo de oxigênio localizado no meio de dois radicais orgânicos. Isso significa que haverá apenas um oxigênio na fórmula molecular, e ele deve estar no meio da cadeia carbônica — a nomenclatura aparece com um “oxi” no meio, ou a palavra “éter” no começo.

Para identificá-las, repare, você precisa apenas analisar o carbono ao qual a hidroxila se liga. Se for um carbono que só faz ligações simples (“saturado”), identificamos a função como álcool. Se o grupo 'OH' se liga a um carbono pertencente a um anel benzênico (benzeno), dizemos que a função é fenol.

A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.