Qual a fórmula de Coulomb?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A fórmula da Lei de Coulomb é utilizada para calcular a força elétrica entre 2 cargas a partir da combinação da constante eletrostática (K), cujo valor no vácuo é 9.109 N.m²/C², pelas 2 cargas elétricas (q1 e q2) multiplicadas entre si e dividida pelo quadrado da distância entre as cargas, em metros (r).

O Coulomb de carga elétrica é equivalente à quantidade de carga que é transportada por uma corrente elétrica de 1 ampere, durante o intervalo de tempo de 1 segundo. Portanto, dizemos que 1,0 C é equivalente a 1,0 A.

Um coulomb é definido como a quantidade de carga fluindo quando a corrente é de 1 ampere.

A lei de Coulomb é uma lei da Física usada para determinar a intensidade da força de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas.

O volt é o potencial de transmissão de energia, em joules, por carga elétrica, em coulombs, entre dois pontos distintos no espaço. Dizer que a tensão existente entre dois pontos corresponde a um volt é o mesmo que dizer que cada carga de um coulomb que se movimenta entre tais pontos transmite um joule de energia.

K: constante eletrostática. No vácuo seu valor é 9.109 N.m2/C.

A carga elétrica é dada pela fórmula Q= n.e, sendo a letra “Q” o valor da carga elétrica e a letra “n” a quantidade de elétrons encontrado em um corpo.

Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V).

1,6 . 10-19 C

A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga que pode ser encontrada na natureza. Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).

Esta lei é habitualmente traduzida através da seguinte expressão matemática: F = Q1. Q2 / 4 p e d2, onde F é a força que existe entre as duas partículas e vem expressa em newton (N), Q1 e Q2 são as cargas elétricas pontuais e vêm expressas em Coulomb (unidade do S.I. de.

ampère (A)

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).

Para isso, usamos aquela velha fórmula P = m . g, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração gravitacional, cujo valor é de aproximadamente 10 m/s2.

Charles-Augustin de Coulomb (1736 – 1806) foi um físico e engenheiro francês que ficou conhecido pela formulação da lei de Coulomb, que afirma que a força entre duas cargas elétricas é proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

2ª definição: Volt equivale à diferença de potencial existente entre dois pontos de um condutor quando, ao transportar 1 (um) Coulomb (C) entre os mesmos, é transmitido 1 (um) Joule (J) de energia.

Na elétrica, 1 ampere é o mesmo que 1 coulomb (C) por segundo; o coulomb é a unidade de medida para carga elétrica, equivalente a 6.2 milhões de elétrons.

Além disso, o joule é equivalente a um coulomb volt (C·V), ou o trabalho necessário para se mover a carga elétrica de um coulomb através de uma diferença de potencial de um volt.

Em 1785, com o uso de sua balança de torção, Coulomb produziu seu trabalho mais notório: a lei de Coulomb. Tal lei estabeleceu que cargas elétricas puntuais deveriam atrair-se ou se repelir, de acordo com sua carga, com intensidades inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre elas.