Qual a forma de vida dos nematoides?

Perguntado por: ifigueiredo4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O ciclo de vida, ou ciclo biológico básico dos nematóides compreende o ovo, quatro estádios juvenis (J1 a J4) e a forma adulta (macho ou fêmea). O verme, durante o período de crescimento (estádios juvenis até adulto), passa por quatro ecdises, ou seja, por trocas periódicas do tegumento.

Os nematoides de vida livre se alimentam de bactérias, fungos, algas, pequenos anelídeos, plantas (causando danos à agricultura).

Nematoides são como vermes microscópicos que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Há algumas situações onde as fêmeas assumem formas aberrantes, semelhantes ao formato de um rim, maçã ou limão, fugindo da aparência corriqueira dos vermes.

Os nematoides não apresentam sistema respiratório, realizando respiração cutânea. Sendo assim, as trocas gasosas ocorrem através de difusão na superfície corporal do animal.

Eles se locomovem por meio de. pseudópodos, com movimentos amebóides.

O nematoide digere substâncias do inseto, além de se alimentar das próprias bactérias que nele se multiplicaram. Os Neps têm quatro fases larvais (juvenis), uma fase adulta e ovo, dentro do inseto, onde se multiplicam por vários ciclos.

Além de retirar substâncias nutritivas das plantas, os nematoides provocam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal. Estes são apenas dois de vários prejuízos causados por esses vermes que possuem o corpo pequeno de formato cilíndrico e transparente.

A doença causada por ele é chamada de ascaridíase. Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.

As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.

Tipos de nematoides importantes na agricultura

  • Meloidogyne.
  • Pratylenchus.
  • Heterodera.
  • Rotylenchulus.
  • Tylenchulus.
  • Radopholus.

Muitos nematódeos podem suspender os processos vitais quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis e encistar, numa forma que é capaz de sobreviver a condições extremas de seca, calor ou frio e depois voltar à "vida" quando as condições são favoráveis.

RIZOTEC é um nematicida microbiológico, eficaz no combate aos nematoides, principalmente o nematoide das galhas, gênero Meloidogyne.

Como os nematoides são de difícil detecção visual, o primeiro sintoma característico da infestação são as manchas em reboleiras, que são “falhas” no cultivo que se caracterizam pelo baixo vigor das plantas, pouco desenvolvimento vegetativo da parte aérea, plantas cloróticas e redução da produtividade.

Detecção e amostragem de nematoides
Para saber qual a espécie de nematoide está causando doença na lavoura, é feita uma análise de amostras de solo e raízes em laboratório especializado. Essa análise pode ser feita na fase de pré-plantio e em fases posteriores de desenvolvimento da cultura.

Geralmente, os nematóides estão presentes no solo e atuam nas raízes das plantas. Quase sempre esse parasitismo fica evidente pelo aparecimento de formas aberrantes de estruturas - galhas e escurecimento do tecido.

Nematódeos: são animais encontrados em vários ambientes, apesar de serem conhecidos, principalmente, pelas espécies parasitas. Esses animais apresentam corpo fusiforme (alongado com extremidades mais estreitas) e possuem uma cutícula que reveste todo o corpo.

Rotação de culturas
Esse é um dos métodos mais recomendados para controlar nematóides. A rotação com plantas não-hospedeiras restringe a multiplicação do patógeno. Como exemplo de opções de culturas para a rotação com a soja, temos o trigo, a cevada e a aveia branca (inverno), milho, algodão e o girassol (verão).

Costuma-se dividir os nematóides em três grupos, quanto ao modo de vida ou hábito alimentar: i) de vida livre: compreende as espécies que se alimentam de fungos (= micófagas), de bactérias (bacteriófagas), de algas (algívoras), de nematóides (= nematófagas) ou de outros invertebrados microscópicos; aqui devem estar ...

Portanto, a rotação de culturas é uma das práticas mais importantes e efetivas na redução dos nematoides em uma propriedade. A rotação de cultivos com culturas que não hospedam o nematoide-das-galhas contribui para morte destes organismos por falta de alimento.