Qual a forma de locomoção dos animais aquáticos?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO.

Para os animais de vida aquática, o meio de locomoção mais comum é a natação. Os peixes são animais muito bem adaptados à locomoção no meio aquático. O corpo dos peixes é fusiforme. Esta forma hidrodinâmica facilita a deslocação na água.

Trata-se de um mamífero herbívoro que se destaca por suas longas orelhas e pernas traseiras. São capazes de correr rajadas curtas, e, para fugir de predadores, adotam a tática de se esconderem em tocas.

Os répteis são animais de sangue frio, ou seja, não conseguem manter a mesma temperatura interna por muito tempo. São vertebrados e podem ter patas curtas, como os camaleões, ou não possuir patas, como as cobras. De modo geral, são animais que rastejam.

Insetos, aranhas e outros animais conseguem caminhar ou repousar sobre a água porque nas extremidades de suas patas existem pelos revestidos por uma substância gordurosa e, por isso, não conseguem penetrar entre as moléculas de água que estão unidas na superfície.

Segundo estudos, elas evoluíram de animais onívoros terrestres. As suas nadadeiras surgiram a partir de adaptações das suas patas, que pareciam com remos na parte dianteira, e dificultavam a locomoção na terra. O esqueleto das baleias é muito semelhante ao de outros mamíferos terrestres, como por exemplo os elefantes.

Esses animais, diferentemente dos anuros, apresentam quatro patas de tamanho praticamente iguais. Sua locomoção, portanto, é uma combinação dos movimentos das patas com ondulações laterais de seu corpo.

É comercializado fresco. O produtor tira o peixe da água, faz um choque térmico e o acondiciona em caminhões dentro de caixas com gelo para ser enviado para o frigorífico. “O peixe, quando bem acondicionado no gelo, tem uma vida longa, de 12 a 14 dias, ou até mais, conforme as boas práticas utilizadas”,conta Medeiros.

Os golfinhos apresentam um curioso sistema de navegação denominado ecolocalização. Esse sistema permite que os animais consigam captar ecos dos sons que emitem, identificando objetos que estejam no ambiente enquanto se locomovem.

Após retirá-lo da água, o peixe recebe um choque térmico e é armazenado em caminhões em caixas com gelo, para que possa ser transportado até os frigoríficos.

Chama-se locomoção à capacidade que os animais têm de se movimentarem por si próprios no habitat em que vivem. Os mamíferos, com patas ou pernas, os peixes com as barbatanas, e a maioria das aves e alguns insetos com as asas.

Animais aquáticos são aqueles animais que vivem todo o tempo ou grande parte de sua vida na água , doce ou salgada. Eles podem respirar oxigênio dissolvido na água (através das guelras ou da pele) ou do ar (através dos pulmões).

Esses animais apresentam um corpo musculoso, pernas curtas e fortes, grandes patas e garras que podem medir entre 25 e 30 mm e que se retraem enquanto eles se movimentam.

Hipopótamos adultos se movem em velocidades de até 8 km por hora enquanto estão na água. Os jovens têm de respirar a cada dois ou três minutos. O processo de respiração é automático, e até mesmo dormindo são capazes de subir e respirar sem acordar. Um hipopótamo fecha suas narinas quando submerge.

A locomoção das aves pode ocorrer de diversas formas, como pela corrida, natação e voo. Para isso, esses animais apresentam diversas adaptações morfológicas. As aves são animais vertebrados que apresentam características bem particulares e também diversificadas.

É ágil em áreas abertas ou fechadas e ótima nadadora. Possui hábitos noturnos, porém também pode realizar atividades durante o dia. Costuma usar trilhas que estão no meio da mata, o que a torna mais vulnerável à caça.