Qual a forma de agradecer ao Exu?

Perguntado por: ipaz2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Obrigado pela risada traiçoeira, suas traquinagens, e pelo seu trabalho depositado e apoiado em Cocas e Chocolates. Só não posso terminar a postagem de hoje sem fazer um agradecimento especial a Dama da Noite e S. Capa Preta.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Em vez de agradecer com palavras ao seu Orixá e a suas entidades, agradeça com gesto, com atitude e com religiosidade... Perdoe e seja perdoado… caminhe com os diferentes.. respeite as diferenças para que você também seja respeitado e valorizado.

Saudação a Exu
Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”. E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

E para chamar um Exu, você pode fazer uma oração e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado. Mas precisamos lembrar que nem sempre essa forma de comunicação funciona, pois o Plano Espiritual e o Plano Material não possuem a mesma vibração.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Veja algumas maneiras de agradecer um reconhecimento profissional:

  1. “Obrigado(a)! É muito bom ouvir isso”;
  2. “Eu realmente me esforcei. ...
  3. “Obrigado(a). ...
  4. “Obrigado(a). ...
  5. “Suas palavras significam muito para mim. ...
  6. “É bom saber que estou crescendo profissionalmente. ...
  7. “Consegui graças a sua orientação”.

Para cada Orixá e Linha de Umbanda, fazemos uma saudação verbal específica, saudando a entidade, demonstrando assim nosso respeito. Entretanto não se preocupe em lembrar de tudo, pois à todos os Orixás ou entidades, que trabalham na Umbanda, basta dizer Saravá! (salve) ou na Quimbanda, Sarabumba!

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.