Qual a forma correta me chamo ou Chamo-me?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A forma chamo-meé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de chamar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

Exemplo: Chamo-me Aminata; chamo-me António. O verbo chamar, quando é pronominal (chamar-se), tem sentido de "ter nome ou denominar-se."

Eu me chamo. Eu chamo-me.

O “me” é um pronome pessoal do caso oblíquo átono (aqueles que têm a pronúncia mais fraca e fechada), empregado como objeto direto ou indireto e a sua principal característica é que ele sempre estará acompanhado de um verbo, por exemplo: “Ela me ama” e “Você me falou”.

verbo pronominal
Ser designado por um nome.

Diferença entre me e mim
Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

Isto equivale a dizer: «gostaria que me enviasse esses documentos». “Poderia enviar-me-los” não é forma de acordo com as regras da Língua Portuguesa actual.

É possível começar pelo fim, olhar para o passado, projetar um futuro, fazer uma piada ou pedir que as pessoas façam algo, por exemplo. E ilustrar seu ponto de alguma maneira, seja com uma história ou uma anedota, pode ser o melhor caminho.

Pode responder à pergunta com base em alguns (ou em todos) os pontos seguintes:

  • Falar das experiências passadas;
  • Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;
  • Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;
  • Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. ...
  • Seu papel na empresa.

O verbo chamar, com o significado de qualificar, dar nome, pode ser regido pela preposição de.

Em (1), o verbo chamar é transitivo direto, tem o sentido de “convocar”, “mandar vir” e necessita de um objeto direto que lhe complemente. Já em (2), o verbo é transitivo indireto, possui o significado de “qualificar” e necessita de um objeto indireto e um predicativo para complementar seu sentido.

a) Quando o verbochamar” possuir o significado de “fazer vir”, “convocar”, ele será um verbo transitivo direto, ou seja, será usado com um objeto direto.

como você se chama? [exemplo]
como você se chama? (também: qual o seu nome?, qual é o seu nome?)

me llamo ...
(Nada de traduções automáticas!)

Nasci vem do verbo nascer. O mesmo que: originei, provim, advim, resultei, despontei, eclodi, manei, apareci, brotei.

ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Significado de Chamo
substantivo masculino Prov. Chamada, chamamento: acudir ao chamo de alguém.

Significado de Micha
(de ladrões) Gazua. Nota falsa. adjetivo Gír. Diz-se de uma coisa de má qualidade, de pouco valor.

Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.