Qual a forma correta de voltar?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

voltar - verbo

Indicativo
PresentePretérito imperfeitoPretérito perfeito
volto voltas volta voltamos voltais voltamvoltava voltavas voltava voltávamos voltáveis voltavamvoltei voltaste voltou voltamos / voltámos voltastes voltaram
Conjuntivo / Subjuntivo
PresentePretérito imperfeitoFuturo

Indicativo

  1. Presente. euvolto. tuvoltas. elevolta. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euvoltava. tuvoltavas. elevoltava. ...
  3. Pretérito Perfeito. euvoltei. tuvoltaste. elevoltou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euvoltara. tuvoltaras. elevoltara. ...
  5. Futuro do Presente. euvoltarei. tuvoltarás. elevoltará ...
  6. Futuro do Pretérito. euvoltaria. tuvoltarias. elevoltaria.

verbo transitivo
1. Dar volta a, volver, virar; pôr do avesso. 2. Mostrar ou apresentar pelo lado ou face oposta.

Grafia usada em todos os países falantes de língua portuguesa exceto no Brasil, onde se escreve voltamos.

O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO.

O correto é utilizar a expressão “volta às aulas” e não “volta as aulas”. O verbo “voltar” pode ser intransitivo ou exigir o uso da preposição “a” ou “de”. Ele é transitivo direto no sentido de “virar” ou “percorrer caminho de volta”.

VERBO:GERÚNDIO:PARTICÍPIO:
substituirsubstituindosubstituído

A forma [volta]pode ser [nome feminino plural] , [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de voltar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de voltar] .

1 regressar, retornar, reverter, revir.

Regresso: 1 regresso, retornamento, retornança, retorno, revinda, tornada, vinda.

A expressão de volta pode indicar que alguém ou algo está de regresso ou que algo foi recebido em retribuição.

2 suspender, deixar, abandonar, partir, ausentar-se, largar, cessar.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo. Eles indicam se os verbos manifestam certezas, possibilidades ou ordens.

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

A expressão correta é "volta às aulas", com o uso de crase no "as". Isso acontece em função da regência do verbo "voltar", pois quando é aplicado no sentido de "retornar" ou "regressar", remete a um verbo transitivo indireto que requer a utilização da preposição "a".

Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo. Exemplos de frases: Silêncio!

Frase Nominal: a frase não possui verbos em sua construção.

Pertencem a este grupo os verbos: aturdir, brandir, carpir, colorir, delir, demolir, exaurir, explodir, extorquir, fremir, puir, retorquir, entre outros.

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.