Qual a forma correta de usar vitamina C no rosto?

Perguntado por: emata . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

De dia: o recomendado é que seu produto seja utilizado em conjunto com o protetor solar. Isso porque ele aumenta a fotoproteção da pele, além de protegê-la da poluição; À noite: aplique a vitamina naqueles minutinhos de cuidados com a pele antes de dormir e deixe-a agindo durante a noite toda.

A vitamina C pode ser usada tanto de manhã, quanto à noite.

O tratamento com a vitamina C pode ser iniciado desde cedo, sendo uma excelente opção para os primeiros cuidados da pele, a partir das 20 anos, por exemplo, idade que costuma surgir os primeiros sinais do envelhecimento.

Outro benefício é a capacidade de reter água, o que garante a manutenção do volume na pele e ajuda a prevenir rugas, olheiras e flacidez. Apesar de ser uma dúvida bastante comum, você pode sim aliar o ácido hialurônico à vitamina C. Não precisa ter medo, essa combinação é o match perfeito!

Pode dormir com vitamina C no rosto? Sim, a vitamina C também pode ser aplicada durante a noite, e quando isso é feito não é preciso retirar o produto. Ao dormir com a vitamina C, ela age em conjunto com as reações metabólicas que acontecem no nosso corpo durante a noite de sono.

Tomar sol usando Vitamina C mancha a pele? Mito. A vitamina C não é fotorreativa ou fototóxica, ou seja, não reage à luz solar. Pelo contrário: usar a vitamina C para o rosto pela manhã ajuda a proteger dos danos causados pela radiação solar, graças a sua ação antioxidante, além de também uniformizar o tom da pele.

Nesse caso, o ideal é que a vitamina C seja utilizada na pele antes do hidratante facial e do protetor solar. Seguir essa ordem é fundamental para que a pele possa absorver os benefícios da vitamina C, aumentando sua defesa contra os radicais livres que tendem a ser gerados com a exposição solar.

No combate ao envelhecimento da área dos olhos, a Vitamina C estimula a síntese de colágeno, a produção de elastina, reduz rugas, revitaliza, reforça a sustentação e firmeza da pele, além de clarear, diminuir bolsas e o aspecto de cansaço.

Além disso, a Vitamina C no rosto uniformiza o tom da pele e colabora para o tratamento de melasma, manchas de acne e de sol. Pode ser usada duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para garantir uma eficácia ainda maior do ativo.

Já os antioxidantes como a vitamina C, que reduzem os danos causados pelos radicais livres, as manchas levarão mais tempo para desaparecer. “Dois meses”, decretou Gohara.

Combinar produtos poderosos e com efeitos complementares é uma solução muito eficiente para ter uma pele saudável e com a aparência bem cuidada. Na hora de combater os efeitos do sol na pele, o filtro solar e a Vitamina C são indispensáveis, principalmente quando utilizados juntos.

Após aplicado o sérum de vitamina C, você pode aplicar uma camada do sérum de ácido hialurônico, pois ele preenche e hidrata a pele, além de criar uma camada protetora que deixa a pele pronta para receber as próximas etapas do skincare.

De manhã:

  1. Lave o rosto com um gel de limpeza (que pode ser enriquecido com vitamina C!);
  2. Aplique o seu hidratante com vitamina C na formulação;
  3. Finalize com o protetor solar.

A vitamina C traz inúmeros benefícios para a pele, como firmeza e luminosidade, mas quando misturada com o peróxido de benzoíla, ambos os produtos perdem seus efeitos.

Hidratação profunda: combine Vitamina C com Ácido Hialurônico. O Ácido Hialurônico e a Vitamina C são ativos fundamentais para uma pele hidrata e para prevenção do fotoenvelhecimento. O Ácido Hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Produtos com vitamina C pura, como o ácido L-ascórbico, são os mais indicados, pois oferecem uma maior concentração da vitamina e uma melhor eficácia na pele.