Qual a forma correta de usar o termômetro digital?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como medir febre com termômetro digital?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente. Caso a temperatura não estabilize, deve-se providenciar a calibração do instrumento em uma empresa especializada, ou a troca do termômetro.

Coloca-se o termómetro por baixo da língua, com a boca fechada. Aguarda-se três minutos, no caso dos termómetros analógicos, ou até se ouvir o sinal de fim de leitura, nos digitais.

O que é febre
Há uma definição técnica: elevação da temperatura corporal acima de 37,8°C devido ao crescimento da atividade metabólica diante de uma anormalidade, que vai desde infecções (gripe, pneumonia, febre amarela, Covid-19) até doenças inflamatórias e autoimunes.

De modo geral, pode se dizer que há febre quando temos mais de 38°C, ao se colocar o termômetro na axila.

“Eventualmente, o sinal sonoro resulta de um automatismo de funcionamento do equipamento que deteta a estabilidade de várias medições consecutivas, correspondendo a um estado de equilíbrio térmico entre o sensor e o corpo como qual está em contacto”, esclarece ainda a entidade.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

A exatidão é definida como ± 0,5ºC na faixa de medição de (-20 a 150)ºC e ± 1,0ºC no restante da faixa de medição. Assim, se a temperatura medida estiver dentro da faixa de (-20 a 150)ºC podemos considerar que o erro máximo permissível é de ± 0,5ºC.

Se este teste detectar uma anomalia (medição incorreta), o mostrador indicará «ERR», tornando impossível a medição. Se tal acontecer o termômetro deverá ser enviado a um Posto Autorizado de Assistência Técnica.

Quando a temperatura está entre 37,5ºC e 37,8ºC, estamos com uma febrícula, também chamada de estado febril. Acima dos 37,8ºC não tem jeito: é febre mesmo. Mas, para identificar este estado, nada de colocar a mão na testa. É preciso usar um termômetro.

O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.

O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível. Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada.

O termômetro digital axilar, mais usual pela população, possui um sensor de temperatura na extremidade, um componente eletrônico, que varia sua tensão conforme a temperatura aplicada, essa tensão é transformada em sinais digitais que são enviados para a tela LCD.

A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

Nem toda febre é sinal de infecção, muito menos de doença grave. A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)."