Qual a forma correta de se depilar para ir ao ginecologista?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."

Confira algumas dessas dicas:

  1. Agende a consulta fora do período menstrual. ...
  2. Evite relações sexuais. ...
  3. Não use cremes ou lubrificantes. ...
  4. Não se preocupe com a depilação. ...
  5. Esvazie a bexiga antes de começar os exames.

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

Fazer uma esfoliação antes
O primeiro passo para que a depilação com lâmina fique perfeita é fazer uma esfoliação cerca de 3 dias antes. Isso ajuda a preparar a pele para a depilação, pois remove as células de pele morta que podem dificultar o trabalho da lâmina, além de reduzir o risco de ter pelos encravados.

Como fazer:

  1. Apare os pelos com a tesoura;
  2. Deixe cair água morna na região, para dilatar os poros;
  3. Lave a região com sabonete íntimo ou neutro;
  4. Passe a lâmina delicadamente, no sentido do crescimento dos pelos;
  5. Limpe a lâmina a cada passada;
  6. Repita o passo 4 até a depilação ficar do jeito que você deseja.

Como o colo do útero não tem sensibilidade como a pele, normalmente o Papanicolaou não dói, mas pode causar desconforto pela necessidade de ajustar o espéculo. Mulheres na pós-menopausa com atrofia vaginal podem ter a vagina mais estreita e mais seca, o que pode levar a um incômodo maior.

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

Não tem como o ginecologista saber "quando" você perdeu a virgindade, mas é possível saber se você já não é mais virgem. Através do exame ginecológico, o médico pode facilmente observar se o hímen já foi ou não rompido, o que caracteriza a perda da virgindade.

Esse profissional pode diagnosticar diversas enfermidades, realizar exames, indicar os melhores métodos anticoncepcionais, orientar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e como prevenir uma gravidez indesejada, e também pode auxiliar aquelas que querem engravidar.

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, na qual o ginecologista faz perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade, o médico trará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

9 perguntas que as mulheres devem fazer ao ginecologista

  1. Qual o contraceptivo ideal? ...
  2. Dor no sexo é normal? ...
  3. Urgência em ir ao banheiro preocupa? ...
  4. Preciso fazer testes para DST? ...
  5. O que dizem as secreções? ...
  6. Está tudo bem com a tireoide? ...
  7. Como lidar com o ressecamento vaginal? ...
  8. É ou não é hpv?

Vergonha de ir ao ginecologista? 5 dicas encorajadoras

  1. Não sofra por antecipação. Não foque sua atenção na vergonha de ir ao ginecologista. ...
  2. Se preferir, opte por uma médica. ...
  3. Construa uma boa relação com seu ginecologista. ...
  4. Faça perguntas ao ginecologista. ...
  5. Conheça e entenda os exames que deverá fazer.

Como é feito o preventivo? O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.

Não! “Esse hábito não é bom para a saúde vaginal no dia a dia, e no momento do exame então, nem se fala, já que a água pode atrapalhar a coleta do material para o papanicolau (preventivo)”, afirma o médico.

A água quente misturada com vapor abre os poros, o que reduz a dor. Aplique uma pequena quantidade de óleo de bebê ao redor da área. Isso também reduz o ardor durante a depilação. Se o pelo estiver muito grande (mais de 1,5 cm de comprimento), apare-o com tesouras.

Depilação completa (virilha cavada)
Nessa depilação são removidos todos os pelos da virilha em volta da área do biquíni, e a região de depilação vai um pouco mais “fundo” na área, deixando uma região triangular de pelos e tirando mais do topo.

Então, qual a melhor maneira da depilação íntima feminina ser feita? A depilação a cera é o procedimento altamente indicado pelos dermatologistas. Quando feita por profissionais capacitados e com cera de depilação bem desenvolvida, o resultado acaba sendo super satisfatório para as mulheres.

Na hora de depilar, passe a lâmina de cima para baixo, no sentido do crescimento dos pelos, para não provocar lesões e evitar que os pelos encravem. Faça os movimentos com delicadeza pra evitar cortes.

Um estudo nos EUA mostrou também uma preferência maior pela depilação completa”. A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens.