Qual a forma correta de responder um agradecimento?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.

-Obrigado/Obrigada! - Obrigado eu/Obrigada eu! - Obrigados nós/Obrigadas nós! Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Agradecer com palavras informais
Em linguagem informal, poderão ser utilizadas formas alteradas da palavra obrigado, bem como outras palavras que expressam o reconhecimento de alguma coisa boa. Brigado! Brigada! Brigadão!

Disponha é uma forma de se responder a alguém que nos agradece. Quer dizer que se está à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que falar que você está "às ordens", mesmo que seja apenas por educação.

Dizemos que estamos obrigados a retribuir o favor em outra situação, ficando ligados por laços de agradecimentos à pessoa que nos fez um favor. Quando respondemos de nada, afirmamos que o outro não nos deve nada pelo favor que fizemos, dizendo que ele não fica obrigado de fazer nada.

Significado de Disponha
Disponha vem do verbo dispor. O mesmo que: prepare, arranje, arrume, coloque, organize, ordene, possua, aposse, domine.

1 coisa nenhuma, coisa alguma, nadinha, patavina, nicles, bulhufas, lhufas, zero, nenhum. De modo nenhum: 2 de modo nenhum, de jeito nenhum, não, em grau nenhum, absolutamente.

Uma outra forma de dizer “de nada” mais informal é utilizando o “no worries”, que significa “não esquenta”. Porém, “no worries” também pode significar “sem problemas” ou “não se preocupe com isso”.

Desde a origem do agradecimento, quem presta um favor responde de nada ou por nada, que significa de modo nenhum. No Brasil, as diferenças regionais deram origem a outras formas de responder ao agradecimento, como imagina, não há de quê, além de gírias e jeitos mais informais.

As pessoas costumam responder dizendo "Por nada" ou "Não há de quê", mas vale a pena ajustar sua fala de acordo com o contexto, pois existem respostas mais apropriadas para cada situação.
...
Escolha uma resposta casual.

  1. Diga "Tudo bem". ...
  2. Diga "Disponha!". ...
  3. Diga “Foi um prazer ajudar”.

Obrigado a todas as pessoas que contribuíram para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa. Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente me olhou depressa demais.

O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.

Obrigado por ser minha força e me inspirar a seguir meus sonhos. Para o espírito evoluir, devo regar meu coração com muita gratidão. A sua alegria me enche de vida, sou grato por te ter ao meu lado. Tenho milhares de motivos para agradecer, mas hoje, quero agradecer por ter você!

Retribuir também é uma ótima maneira de demonstrar gratidão pelas pessoas. Portanto, esteja atento(a) e disposto(a) para ajudar as pessoas a sua volta, sempre que possível, seja um cafezinho ou uma carona… Com certeza, hora ou outra, isso irá voltar para você!

Dizer algo como: "Obrigado! É bom saber que você pensa isso", ou "Obrigado, fico feliz com o elogio", é perfeitamente aceitável. Quando estiver a agradecendo, lembre-se de sorrir e fazer contato visual com a pessoa que o elogiou.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

“Sou muito grato(a) por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados. Obrigado(a) pela parceria, time!” “Motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir nosso objetivo. Obrigado(a) pelo esforço de todos!”

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço!