Qual a forma correta de lavar a região íntima?

Perguntado por: avilela2 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

A forma adequada de limpar a vagina após fazer xixi é um exemplo prático da importância da informação para os pequenos: a limpeza deve ser feita no sentido da vagina em direção ao ânus, para evitar que haja contaminação com as bactérias do intestino.

Em dias quentes, a higiene íntima deve ser realizada entre três e quatro vezes ao longo do período. Também deve ser feita após atividades intensas, como prática de esportes, caminhadas, etc. Não use constantemente o absorvente diário, que é feito com nylon.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

O ginecologista pode prescrever remédios antialérgicos e corticoides, mas também é necessário fazer mudanças na rotina. Após descobrir a substância alérgena, evite o contato com ela. Utilize roupas íntimas de algodão e lave as peças apenas com água e sabão neutro (líquido ou em barra).

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias
Sim, usar o sabonete íntimo diariamente é o primeiro passo para a higiene íntima feminina correta, sem causar irritação na região. Usar o sabonete íntimo diariamente no banho, da forma certa, é uma forma segura para se obter os melhores resultados.

Não enxugar o pênis após urinar pode causar inflamações e, em situações mais graves, levar a amputação. Veja os cuidados. Enxugar o pênis após urinar é recomendação para evitar o aparecimento de doenças, que podem causar desde leves inflamações até câncer.

Uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, concluiu que urinar sentado pode ser benéfico por permitir um esvaziamento mais rápido e completo da bexiga. O urologista explica que, nessa posição, os músculos da pélvis e da coluna ficam totalmente relaxados, facilitando o processo de urinar.

Para começo de conversa, é importante saber que a região da vagina propriamente dita (a parte interna) não deve ser higienizada de forma alguma. Isso porque ela possui sua flora natural e sua limpeza natural, não devendo passar por qualquer tipo de higienização, seja apenas com água ou utilizando sabonetes.

A região genital deve ser lavada com água corrente e o produto de higiene e a frequência recomendada é de pelo menos uma vez ao dia no clima frio e de uma a três vezes ao dia no clima quente. Também para evitar o ressecamento da pele, o tempo de higienização não deve ser mais do que dois a três minutos.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Coceira na vagina, sensação de ardor, presença de corrimento esbranquiçado, sem cheiro e experiência de dor durante a relação sexual são os principais sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres adultas mais jovens, na faixa entre 18 e 35 anos.

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

“Ao ficar se equilibrando, a gente não consegue esvaziar a urina até o fim, o assoalho pélvico não relaxa, acumulando xixi ali dentro e isso, sim, vai gerar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias”, alerta a especialista.

Isso porque a bexiga e a uretra ficam muito próximas da vagina e durante a penetração ocorre um atrito. É nesse momento que secreções e bactérias se deslocam da área externa para a parte mais interna da uretra e bexiga, podendo provocar doenças como infecção urinária, candidíase, cistite, clamídia, entre outras.

500 mL

A bexiga de um adulto é capaz de armazenar, em média, cerca de 300 mL a 500 mL.

Para um mictório comum, a "melhor técnica" é ficar em pé ligeiramente para um lado, e apontar para baixo com um pequeno ângulo de impacto. "Desta forma, você tira vantagem de ambas as técnicas para reduzir o respingo", explica Hurd.