Qual a forma correta de escrever alto astral?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Alto-astral é algo ou alguém que é agradável, simpático e interessante, sendo estas características supostamente atribuídas por influências positivas da astrologia. De acordo com a gramática da língua portuguesa, mesmo após o novo acordo ortográfico, a grafia correta desta palavra é com hífen: alto-astral.

Significado de Astral
adjetivo Relativo aos astros; sideral. substantivo masculino [Astrologia] Região fantástica, fluido místico povoado de miragens e sombras, só observáveis pelos videntes.

Região das sombras e miragens (segundo os ocultistas).

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

“Alto-mar” – parte do mar distante do litoral e de onde não se avista terra – escreve-se com hífen: Veleiro alemão à deriva em alto-mar foi rebocado. Outro exemplo: Eles estavam em alto-mar.

Plural do adjetivo: alto-astrais. Plural do substantivo: altos-astrais.

Autor da bem-sucedida Alto Astral, Daniel Ortiz, 43 anos, já tinha duas novelas no cúrriculo, uma mexicana e uma árabe, quando entrou na Globo, em 2010.

6 coisas para você fazer e levantar o astral

  1. Tomar um bom banho. Não há mau humor que consiga superar um banho demorado e relaxante. ...
  2. Fazer atividade física. Se você anda tendo uma vida sedentária, essa encontramos a causa para esse baixo-astral. ...
  3. Escutar música. ...
  4. Sair de casa. ...
  5. Arrumar seu ambiente. ...
  6. Conversar com seus amigos.

Para quem precisa levantar o astral, a dica é acrescentar alimentos com triptofano ao cardápio: trata-se de um aminoácido que estimula neurotransmissores responsáveis pela sensação de contentamento, como por exemplo a serotonina.

Ela vem do Latim ASTRALIS, “relativo aos astros”, de ASTER, “estrela”.

Poder Astral é um Curso de Astrologia voltado principalmente para o autoconhecimento e aprofundamento do próprio mapa astral. Ele tem como objetivo ajudar pessoas que precisam organizar de forma funcional internamente suas maiores e mais potentes características e virtudes.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Quando NÃO usar o hífen em palavras compostas

  • água-de-colônia.
  • cor-de-rosa.
  • pé-de-meia.
  • arco-da-velha.
  • mais-que-perfeito.
  • ao deus-dará
  • à queima-roupa.

Po outro lado, a escritora diz que as palavras compostas de mais de dois vocábulos não tem mais hífen: "por exemplo: pé de moleque, tomara que caia, dia a dia, faz de conta, joão sem braço, mula sem cabeça, dor de cotovelo", esclarece.

O correto é “pôr do sol” (com acento e sem hífen).
Isso porque “por” (sem acento) é uma preposição, enquanto “pôr” (com acento) é um verbo substantivado.

céus | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.