Qual a forma correta de escrever a palavra ideia?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A forma correta é “ideia“! A grafia “idéia” (com acento) era a forma correta e obrigatória até o dia 31 de dezembro de 2008. Isso ocorria porque até então acentuávamos as palavras com ditongos abertos tônicos “éi”, “ói” e “éu”, como “jibóia”, “assembléia”, “heróico”, “bóia” etc.

Significado de Ideia
substantivo feminino Noção aproximada de alguma coisa: tenho uma vaga ideia disso. Ponto de vista; opinião: construir uma ideia de alguém. Entendimento mental; pensamento: viver segundo suas ideias. Representação mental de algo: ideia do bem, do mal.

IDEIAS | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito... Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico. As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó...

A separação silábica da palavra "ideia", segundo a nova regra de ortografia é da seguinte maneira: i - dei - a.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

Portal UFLA
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

1 conceito, concepção, representação, imagem, abstração, idealização, definição, sentido, conteúdo, conceituação, caracterização, substância, essência.

2 sinônimos de côdea para 1 sentido da palavra côdea: 1 casca, crosta.

O que é uma boa ideia? No contexto de criação, uma ideia é a "representação mental de algo concreto, abstrato ou quimérico". Já a palavra boa pode ser definida como "interessante e agradável". Ou seja, uma boa ideia é uma representação mental de algo concreto que é interessante.

A palavra ideia é classificada sim, como paroxítona e tendo como sílaba tônica o ditongo aberto ei, por isso está enquadrada nas normas da nova ortografia.

Ideias não surgem do nada, mas do acúmulo de informações. Segundo o neurocientista Henrique Del Nero, da USP, a criatividade é proporcional ao repertório. “A mente calcula qual a melhor jogada a partir da maior taxa de informações com a menor redundância”.

Ideia principal ou mais importante.

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.