Qual a forma correta de acender incenso?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 22 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Para queimar o incenso, você primeiro o acende suavemente. Por exemplo, para queimar um bastão de incenso, você usaria um isqueiro ou um fósforo para acender a ponta.

Como esses produtos liberam muita fumaça, é preciso queimar o bastão em um local bem arejado. No entanto, ao mesmo tempo, você deve mantê-lo longe de janelas ou portas abertas, onde passa muita corrente de ar. É importante que não haja nada inflamável perto do incenso, como cortinas.

Para apagar a chama deve-se girar o incenso no ar (sentido anti-horário se estiver no hemisfério sul do planeta ou sentido horário se estiver no hemisfério norte do planeta) para que a chama se apague de forma natural em contato com o ar.

Por isso, o melhor horário para se usar um incenso é durante o dia, com a casa bem aberta; quando todos saíram; ou em um incômodo em que se há pouco movimento.

Caso não queira ou não possa soprar as cinzas ao vento em um lugar afastado, o mais recomendável é que as coloque no lixo ou as deposite no vaso sanitário. Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais.

Além do incenso de Sálvia, considerado o mais poderoso para proteção, também é possível usar: Arruda: além de limpar as energias negativas, a arruda também é conhecida por criar uma barreira protetora no ambiente em que as pessoas transitam.

A dica, segundo Alessandra, é jamais usar simultaneamente dois ou mais incensos, com fragrâncias ou efeitos diferentes. “Um bom incenso, se usado junto a outro com o mesmo objetivo, no mesmo ambiente, pode até ter o seu efeito energético potencializado.

O incenso de mirra, assim como o de arruda, tem como principal função a purificação de energias, por isso ele é muito utilizado para proteção.

Um dos principais benefícios atribuídos ao incenso é a purificação energética do ambiente, além da atração de boas energias. Ele também pode facilitar as práticas de meditação e Yoga, pois colabora com a conexão – relaxando a mente, promovendo o foco e diminuindo a ansiedade.

O incenso pode ser aceso à noite? Pode sim. Inclusive o incenso pode auxiliar no processo de relaxamento para pegar no sono com mais facilidade. Para aqueles que têm insônia, acender um incenso no quarto e tentar uma meditação pode ser um método natural e eficiente no combate às noites mal dormidas.

Caso a fumaça subisse em linha reta, o local era seguro. Do contrário, seria melhor pegar outro caminho.

Cada momento nos exige uma vibração diferente que vai desde o incentivo ao amor até a limpeza de energias negativas. Por isso, cada dia da semana possui um incenso ideal para nos auxiliar a concluir todas as tarefas.

Limpar com a fumaça
Por isso, percorra os cômodos da casa com o incenso ou incensário para que a fumaça alcance todas as extremidades de paredes e móveis, cobrindo toda a superfície da casa. Se necessário, use as mãos para abanar o vapor e deixá-lo penetrar em locais mais inacessíveis.

Assim que você apagar a chama suavemente ficará apenas a ponta do incenso vermelha, assim o incenso estará queimando apenas na pontinha e você já poderá perceber a fumaça que começará a ser liberada juntamente com o aroma que o incenso libera.

Atmosfera favorável para relaxar
Ao acender incenso no quarto, você ajuda a criar uma atmosfera mais leve e ideal para descansar e tirar o peso do seu dia.

Mantenha o cuidado de acender os incensos em locais arejados para manter a circulação de ar e evitar qualquer tipo de alergia, caso alguém da sua casa já tenha histórico com rinite alérgica. Tirando isso, independente de qualquer religião ou crença, qualquer um pode usar incenso em casa ou no trabalho.

Nota: Sim deve-se apagar a chama, pois não se deve acender o incenso e ficar a arder até o final.

Se após aceso ele soltar muita fumaça, entendemos que há grande concentração de energia e vibração do local; e se suas cinzas não caem, é boa notícia, já que elas representam o renascimento e purificação, além da materialização de intenções.

Uma vara de incenso não é segura para jogar fora quando não está completamente extinta. Um bastão de incenso queimado que foi atirado descuidadamente para dentro do lixo pode rapidamente provocar um incêndio e causar um contratempo. Nunca mantenha os paus de incenso ao alcance de crianças, animais de estimação e bebês.

Quanto tempo dura o incenso? O tempo de queima dura, em média, de 25 a 35 minutos. Porém, você pode apagá-lo antes da hora.