Qual a forma correta de abreviar vossa senhoria?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Também é comum que este pronome de tratamento esteja em forma abreviada. A abreviação de vossa senhoria é V.S. ª.

Vossa Senhoria ou Sua Senhoria? Emprega-se Vossa Senhoria quando se fala com a pessoa e Sua Senhoria quando se fala sobre a pessoa.

Além do uso de Vossa Senhoria, Vossa Alteza, Vossa Majestade,…, também é possível o uso de Sua Senhoria, Sua Alteza, Sua Majestade,…

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

O uso dos pronomes de tratamento

  1. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
  2. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.

Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais. Políticos, diretores, chefes e demais pessoas com cargos de prestígio são alguns exemplos em que o uso de “vossa senhoria” é adequado.

Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:

  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

A Academia das Ciências de Lisboa recomendou para abreviatura de Vossas Senhorias o conjunto VV. S.as .

É suficiente o uso do pronome de tratamento “Senhor”.

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.

Vossa Majestade = V.M. Vossa Reverendíssima, Vossas Reverendíssimas = V. Rev.ma, V. Revma., V.

No início do e-mail, evite utilizar as mesmas expressões de linguagem oral, como “oi” ou “olá”, por exemplo. Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo. Em situações em que há troca de diversas mensagens ao longo do dia, não há necessidade de incluir a saudação em cada uma delas.

Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor; Vocativo: Senhor + posto ocupado; Tratamento no Corpo do Texto: Vossa Excelência, podendo abreviar para V. Exa.