Qual a força mais poderosa do Universo?

Perguntado por: ifrutuoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

6 forças mais poderosas do universo

  • 1 – Estrela de nêutrons. ...
  • 2 – Pulsares. ...
  • 3 – Magnetars. ...
  • 4 – Buracos negros supermassivos. ...
  • 5 – Buracos negros. ...
  • 6 – Quasares. ...
  • 15 maneiras bizarras que as pessoas estão se protegendo do coronavírus. ...
  • 7 parasitas que controlam a mente dos seus hospedeiros humanos.

São as forças gravitacional, nuclear fraca, eletromagnética e nuclear forte. Cada uma delas age de maneira única, mas todas formam um tipo de mecanismo de interação entre partículas, e são responsáveis por reger o Universo que conhecemos… Por enquanto.

Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.

pasta nuclear

O que os cientistas descobriram é que o material debaixo da superfície delas - batizado como pasta nuclear- é o mais forte do Universo.

A força gravitacional é somente atrativa e atua entre todas as partículas que possuem massa (férmions), mas é a mais fraca de todas as forças da natureza, sendo praticamente inexpressiva em níveis atômicos e moleculares.

A teoria do Big Bang está entre as mais aceitas na atualidade para explicar a origem e evolução do Universo. Sustenta que o Universo surgiu a partir de um ponto único - o átomo primordial - que se expandiu, causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos.

Todas as forças que experimentamos todos os dias podem ser reduzidas a apenas quatro categorias: gravidade, eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca. Agora, os físicos dizem que encontraram possíveis sinais de uma quinta força fundamental da natureza.

De acordo com a sua idade avaliada, que é de 13,5 bilhões de anos, há também estimativas sobre o seu tamanho atual, que é de 156 bilhões de anos-luz.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

Henry Becquerel

Em 1896, Henry Becquerel obteve os primeiros indícios da força nuclear fraca na descoberta da radioatividade.

Yukawa

O trabalho pioneiro sobre as forças fortes foi realizado pelo físico japonês Yukawa em 1935, mas até meados da década de 1970 não havia uma teoria capaz de explicar os fenômenos nucleares. Foi então que surgiu a cromodinâmica quântica, a teoria que explica os fenômenos que ocorrem no interior do núcleo atômico.

Por muito tempo, a humanidade acreditou que os diamantes eram os minerais mais duros do mundo. Entretanto, uma nova descoberta questiona essa crença. Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes.

Material mais resistente do mundo
O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

Júpiter. Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.

Se a gravidade tivesse uma intensidade um pouco maior, o universo não teria se expandido e logo entraria em colapso. Não haveria tempo para formar estrelas, planetas e até a vida, como ocorre na Terra.

Universo plano
Quando se trata do universo, "plano" refere-se ao fato de que os feixes de luz viajam longas distâncias paralelos uns aos outros. Se o universo for "plano", os feixes permanecerão sempre paralelos. Entretanto, matéria, energia e energia escura, todos produzem curvaturas no espaço-tempo.