Qual a força intermolecular do hidrogênio?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Força intermolecular dipolo-dipolo.

Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”). Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas.

Ligação de Hidrogênio
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.

Nas ligações covalentes (interage com ametais ou com ele mesmo), realiza apenas uma ligação simples.

A ligação de hidrogênio é um exemplo extremo da ligação dipolo permanente-dipolo permanente. Pois o hidrogênio de uma molécula constitui um polo positivo, que se liga a um desses átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio de outra molécula, que constituem o polo negativo delas.

As principais fontes de hidrogênio são: Gás Natural; • Etanol; • Metanol; • Água; • Biomassa; • Metano; • Algas e Bactérias; • Gasolina e Diesel. O gás natural é uma fonte de energia rica em hidrogênio, com a relação de um átomo de carbono para quatro átomos de hidrogênio.

As forças intermoleculares dependem da polaridade da molécula. As moléculas polares apresentam interações mais fortes que as moléculas apolares, por conta da formação de cargas formais de natureza positiva e negativa. As moléculas também podem interagir com íons e podem ser dispostas em intensidades diferentes.

As três forças intermoleculares existentes são: força de dipolo permanente, força de dipolo induzido e ligação de hidrogênio.

Uma molécula de água pode fazer ligações de hidrogênio com até outras quatro moléculas, mas isso só ocorre quando a água está solidificada. No estado líquido, cada molécula faz, em média, três ligações de hidrogênio, devido ao aumento da entropia (grau de desordem do sistema).

As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...

As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.

Forças Dipolo-Dipolo Induzido
Ocorrem numa situação em que substâncias que possuem dipolos permanente (isto é moléculas polares), induzem dipolos em moléculas apolares produzindo interações muito fracas.

Graças à sua polaridade, as moléculas de água se atraem facilmente. A extremidade positiva — um átomo de hidrogênio — se associa com a extremidade negativa - um átomo de oxigênio.

Dipolo – Dipolo induzido
Moléculas apolares são moléculas onde há distribuição uniforme de cargas, ou seja, não há a formação de uma região com maior densidade de cargas negativas ou positivas. Um exemplo de molécula apolar é a do gás cloro, formada por 2 átomos de cloro ligados entre si.

As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.

Forças de dispersão de London resultam das interações coulombianas entre dipolos instantâneos. Forças de dispersão estão presentes entre todas as moléculas (e átomos) e são tipicamente maiores para moléculas mais pesadas e mais polarizáveis e moléculas com superfícies maiores.

Quando não faz parte de substâncias químicas, ele é encontrado exclusivamente na forma gasosa, cuja fórmula é H2. No seu estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido.