Qual a fonte de uma placa de carro?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A FE-Schrift ou Fälschungserschwerende Schrift ("fonte antifalsificação") é uma fonte tipográfica usada em placas de identificação de automóveis.

A ordem das letras e números tem a ver com o lugar em que o veículo é emplacado. Esse esquema começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinza (com três letras).

A seguir, separamos uma lista com as melhores fontes para PC que estão disponíveis no mercado em 2023, confira:

  • Fonte ATX Fortrek 200W. ...
  • Fonte Aerocool VX-350. ...
  • Fonte ATX Gamer Redragon RGPS 600 Watts. ...
  • Fonte de Alimentação Gamemax GP 750. ...
  • Fonte Corsair CX650F RGB. ...
  • Fonte NZXT C650. ...
  • Fonte Corsair ATX CV-750. ...
  • Fonte Corsair HX1000.

WhatTheFont
O WhatTheFont é um site que permite descobrir a fonte usada em uma imagem de maneira gratuita. Para isso, basta fazer o upload da imagem desejada em formato JPG ou PNG. A plataforma, então, faz uma análise para reconhecer a família tipográfica utilizada no arquivo.

Se você chegou até aqui é porque já deve saber que as letras iniciais das placas dos carros indicam o estado em que o carro foi originalmente emplacado ou licenciado, porém o que muitos acabam se confundindo é achar que somente a primeira letra da placa já resolve o mistério de qual estado o carro foi emplacado, e não ...

Na numeração, a quarta letra substitui um número, especialmente no caso de placas antigas atualizadas para o novo padrão. Nas motos, a Placa Mercosul segue o mesmo padrão, com a diferença da disposição dos caracteres alfanuméricos, seguindo o modelo da placa cinza.

Como ficará a placa nova em carros que usam o sistema antigo? Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra.

Saiba como identificar a origem de um veículo com placa padronizada

  1. Baixe o aplicativo Sinesp;
  2. Faça o login com o cadastro gov.br;
  3. Faça a busca usando as informações da placa do veículo.

Nas novas são quatro letras e três números, nas antigas eram três letras e quatro números. Portanto, com 26 opções de letras em quatro configurações o número de combinações sobe para 450 milhões. O tamanho das novas placas é o mesmo das antigas, tanto para automóveis quanto para motocicletas.

Pintar números que faltam ou reparar placas amassadas é proibido, de acordo com o Detran.

Ter mais de um veículo com a mesma placa é sinal de clonagem. A clonagem de placa é considerado crime, de acordo com o Art. 311 do Código Penal Brasileiro.

O Código de Trânsito Brasileiro não permite a reutilização de placas. Mesmo que um carro saia de circulação, sua combinação de letras e números não será reaproveitada em outro veículo.

Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.

Arial

1. Arial. Arial é uma fonte da família Sans-serif e é uma das mais usadas no mundo.

What Font — Esse é um complemento do Google Chrome, onde você clica em cima do texto do site e ele informa o nome da fonte e seu tamanho. Flickr(Fonts in Use) — Uma comunidade no Flickr onde os usuários ajudam-se, postando imagens com a fonte requerida, ao mesmo tempo que outros postagem seus nomes.