Qual a folha que faz a Coca-Cola?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Alguns refrigerantes, como Coca-Cola, utilizavam extrato de folhas do mesmo gênero Erythroxylum, com menores teores de cocaína, e outros imitavam sua composição. Porém, tais refrigerantes passaram a ser produzidos de "noz-de-cola" e não possuem folha de coca em sua formulação.

A descriminalização não foi estendida à folha de coca, que é classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma das plantas proscritas que podem originar substâncias entorpecentes. Portanto, não é, por si só, considerada droga.

Mas a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca. Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.

Para a extração e produção da cocaína como entorpecente primeiro as folhas de coca são maceradas na presença de ácido sulfúrico (H2SO4) (ou a gasolina é empregada como substituta do ácido) resultando em uma pasta conhecida como extrato da cocaína.

Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.

Porém prepare-se, o gosto é extremamente amargo. Se você optar por fazer um chá com folhas de coca, pegue uma xícara com água fervente, coloque um punhado de folhas e cubra com um pano ou guardanapo.

Contudo, há dois países onde o rótulo Coca-Cola não entra. Cuba e Coreia do Norte são então os dois territórios no Mundo inteiro onde não há comercialização deste produto norte-americano.

Atualmente, a marca não está presente apenas em dois países do mundo: Cuba e Coreia do Norte, por conta dos embargos comerciais dos Estados Unidos.

O efeito dura de 20 a 30 minutos e é seguido de irritabilidade, cansaço e depressão. O uso em altas doses pode provocar alucinações, agitação, extrema paranóia e agressividade. A quinina, uma substância que pode estar misturada com a cocaína, pode levar à cegueira irreversível.

No Brasil, o simples fato de cultivar o arbusto da coca, é crime. A presente pesquisa se refere às drogas ilícitas, segundo a legislação brasileira. Outro termo que deve ser esclarecido é 'narcótico', que é derivado do grego, da raiz narké, significando torpor que advém do mito de Narciso.

O Coca é árvore pequena, de seis pés de altura, com folhas de um verde belo e cachos de flores brancas. Suas frutas são pequenos bagos escarlates.

Láudano. Descoberto no século XVI d.C. na Suíça, o láudano é uma das primeiras drogas feitas pelo homem. Em outras palavras, a substância foi sintetizada em laboratório e contém quase todos os alcaloides do ópio, como a morfina e codeína.

Para mascar, basta pegar um punhado da folha e colocar uma por uma na boca. Eles não mastigam a coca. Elas ficam na bochecha para umedecer, e apenas deve ser pressionada para extrair os nutrientes.

O "chá de coca" alivia a sensação de desconforto causada pela altitude. Diminui os efeitos causados por ela, como a cefaléia e a tontura. A folha de coca dá um efeito de dilatação no cébebro. Alivia um pouco o desconforto.

Os principais investidores da Coca-Cola incluem a empresa de Warren Buffet, Berkshire Hathaway, com 9.25% das ações, e outros fundos mútuos como The Vanguard Group, com 8.51% das ações, e BlackRock, com mais de 7.19% das ações da empresa.

O refrigerante mais consumido do mundo está na lista, para a tristeza dos fãs da coquinha gelada. O problema dele é o corante de caramelo, que não é nada saudável, por se tratar do tipo lV, que faz bastante mal para o organismo, podendo estar relacionado ao aparecimento de câncer.

Fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí é a maior do mundo em produção.

MARCAS

  • Coca-Cola.
  • Sprite.
  • Fanta.
  • Schweppes.
  • Crystal.
  • Topo Chico.
  • Kuat.

A empresa atua como uma empresa de bebidas que fabrica, comercializa e vende bebidas não alcoólicas. Isso incluí bebidas gasosas e bebidas sem gás, além de águas, sucos, bebidas energéticas, bebidas esportivas, chás e cafés prontos para beber.

As plantações são dividas em pequenos lotes para escapar da vigilância dos satélites e a produção de folhas colhidas é comprada por valores que variam entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, conforme a quantidade produzida.

Urtiga: comum em matagais, trilhas e em jardins, é uma erva daninha, capaz de provocar ardência e coceira nas áreas da pele que tocarem a planta. Ela provoca a chamada urticária, pela urtiga.