Qual a fobia mais famosa?

Perguntado por: azaganelli4 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Aerofobia
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

De onde vêm as fobias? A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de pessoas.

Medo doentio de contactar com crianças.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Você sabe o que é Ometafobia? É o medo de olhos, quem tem essa fobia não consegue olhar diretamente nos olhos de ninguém, evitam fotos e imagens, e em algumas situações chegam a desenvolver medo do reflexo dos próprios olhos.

Aporofobia: aversão a pessoas pobres está presente até na arquitetura - 25/01/2022 - UOL ECOA.

O problema tem nome: misofonia. Barulhinhos que muitos nem percebem, mas para você são insuportáveis.

Equinofobia

Esse medo foi interpretado como uma neurose e denominado Equinofobia.

CID F40: o que significa? O CID F40 indica que o paciente sofre transtornos que provocam ansiedade diante de determinadas situações. Isso acontece mesmo quando essas situações não representam um perigo real.

Um certo nível de medo e de ansiedade é normal, racional e, às vezes, funciona até como fator de proteção. Porém, fobias são diferentes, pois fazem com que a pessoa acredite que há um perigo que não existe. Assim, quem tem esse transtorno compromete sua qualidade de vida nos aspectos pessoais, sociais e profissionais.

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

O número de fobias possíveis é quase infinito. Leia abaixo sobre alguns dos tipos mais comuns de fobia. O medo é um sentimento normal, ele serve para nos proteger ou alertar sobre o perigo. Todas as pessoas sentem medo de algo, porém quando não é possível controlar esse medo, ele…

A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

Estima-se que a condição atinja 20% da população mundial, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde americano. “Estamos falando de um temor exagerado e incompreensível a algum objeto ou situação que prejudica a vida da pessoa”, define o psiquiatra Antonio Egídio Nardi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Agorafobia é um medo extremo e intenso de estar em lugares lotados ou fechados, ou lugares com outras pessoas, onde não há um caminho de fuga fácil.

eisoptrofobia

Na lista das fobias mais “incomuns” há a eisoptrofobia, quando a pessoa não consegue se olhar no espelho, com medo de enxergar fantasmas ou outros seres alienígenas.