Qual a fobia de cabelo?

Perguntado por: aqueiroz3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Acontece com quem tem caetofobia, como é chamado o pavor de cabelos. Caetofobia é o medo descomunal de cabelos. Quem sofre desta fobia pode, por exemplo, se afastar de pessoas com muito cabelo ou até cortar os pelos do próprio corpo.

Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas.

Pediofobia
Quem sofre dessa fobia em medo de bonecas, manequins e até robôs. Enfim, medo de qualquer objeto que lembre um pouquinho seres humanos. Freud acreditava que essa fobia poderia vir do medo das bonecas ganharem vida.

Em termos gerais, a pogonofobia se configura como a fobia de barbas. Ou seja, quem sofre desse problema sente muito medo, apreensão e ansiedade ao avistar ou estar na presença de um barbudo.

A falacrofobia é definida como um medo exagerado da calvície. A exposição a qualquer estímulo relacionado à queda de cabelo causa um estado de intensa ansiedade no qual a razão é esquecida. Nesse distúrbio, apenas imaginar a possibilidade de ficar careca já provoca pânico.

Genufobia: aversão a joelhos
Do latim genu (joelho), é por vezes (tal como a maioria das fobias) espoletada por uma experiência negativa e traumática, e pode ter diferentes níveis de intensidade: há quem só não aguente vê-los a descoberto ao vivo, há quem não suporte sequer vê-los em filmes ou imagens.

Os sintomas da nictofobia estão relacionados aos das outras fobias específicas, principalmente a sensação de pânico e ansiedade associada a determinada situação. Também pode incluir manifestações fisiológicas, como aceleração dos batimentos cardíacos, respiração ofegante, dor no peito, tremedeira e suor.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas.

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Você sabe o que é Ometafobia? É o medo de olhos, quem tem essa fobia não consegue olhar diretamente nos olhos de ninguém, evitam fotos e imagens, e em algumas situações chegam a desenvolver medo do reflexo dos próprios olhos.

O problema tem nome: misofonia. Barulhinhos que muitos nem percebem, mas para você são insuportáveis.

eisoptrofobia

Na lista das fobias mais “incomuns” há a eisoptrofobia, quando a pessoa não consegue se olhar no espelho, com medo de enxergar fantasmas ou outros seres alienígenas.

A pupafobia é o medo de fantoches e marionetes; a onfalofobia é o medo do umbigo, e a pogonofobia é o medo de barba.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

Afinal, o que é nictofobia
Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

O tratamento deve ser interdisciplinar, com ênfase na reabilitação nutricional e acompanhamento psicológico (sobretudo com as técnicas cognitivo-comportamentais). Além disso, deve ser implementado o mais breve possível, em função das complicações clínicas associadas.