Qual a finalidade do método FMEA?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O objetivo do FMEA é fornecer uma abordagem sistemática, identificando para onde as ações precisam ser direcionadas a fim de reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente.

FMEA de Processos: muito utilizada nas análises de processos transacionais, essa FMEA é focada nas falhas de produção do resultado desejado. Para isso, a ferramenta auxilia o profissional a encontrar possíveis defeitos e permite também que as causas das ocorrências sejam identificadas.

Os diferentes tipos de FMEA

  • 1) FMEA de Processo. Conhecido pela sigla PFMEA, esse tipo de FMEA é responsável por encontrar e analisar falhas que podem ocorrer durante os processos da empresa. ...
  • 2) FMEA de Design. ...
  • 3) FMEA de Produto.

Os 7 passos da estrutura do FMEA AIAG & VDA

  • Planejamento e Preparação.
  • Análise da Estrutura.
  • Análise da Função.
  • Análise da Falha.
  • Análise de Risco.
  • Otimização.
  • Documentação dos Resultados.

A FMEA oferece um método sistemático e interdisciplinar de analisar problemas em potencial e seu impacto em determinado sistema. Portanto, a chave é distinguir-se claramente entre causa e efeito: a probabilidade de uma causa ocorrer pode ser minúscula; mesmo assim, seus efeitos podem ser desastrosos.

Os passos podem ser agrupados em três fases: As etapas 1 a 3 representam a fase "Análise do sistema" de um estudo de FMEA. As etapas 4 a 6 representam a fase "Análise de falhas e mitigação de riscos" de um estudo da FMEA. A terceira fase,"Comunicação", engloba a etapa de documentação dos resultados.

A sigla FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) pode ser traduzida para Análise de Modos de Falha e seus Efeitos. Assim, quando falamos o que é FMEA, trata-se de uma metodologia que permite analisar possíveis falhas e o que sua ocorrência poderia causar dentro de uma indústria.

O método FMEA pode ser utilizado em diferentes setores de uma organização – como projeto de produto, análise de processos, área industrial, área administrativa e manutenção de ativos. Após a identificação, os riscos são classificados em ordem de importância para receber as ações corretivas.

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:

  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

A sigla FMEA vem do inglês 'Failure Mode and Effect Analysis' que significa Análise de Modos e Efeitos da Falha. Dessa forma, o FMEA de produto é um método capaz de analisar e identificar os possíveis modos e efeitos de falhas de um produto, desde sua produção até a chegada ao cliente.

FMEA ou Análise de Modos de Falha e Efeitos é uma metodologia que ajuda a identificar e prevenir potenciais falhas ou riscos que podem ocorrer no processo industrial.

Origem da FMEA
No caso da FMEA, surgiu em 1949, nos Estados Unidos. Na época, foi chamado de Procedures for Performing a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis. No fim da década de 40, o objetivo da FMEA era realizar a avaliação de confiabilidade dos sistemas e falhas em equipamentos.

A análise de modos e efeitos de falhas também documenta o conhecimento e as ações atuais sobre os riscos de falhas, para uso na melhoria contínua. O FMEA é usado durante o projeto para evitar falhas. Mais tarde é usado para controle, antes e durante a operação contínua do processo.

O tipo da matriz FMEA é: "Matriz de priorização".

Desvantagens do FMEA
Dependente da experiência dos membros da equipe nomeada; Dependente da existência de dados para serem analisados; O cálculo do Coeficiente da Prioridade de Risco (veja a seguir) pode mascarar algumas falhas grandes ou valorizar falhas pequenas devido à forma como é feito o cálculo.

De maneira geral, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que está relacionada às possíveis falhas e consequências de um processo, produto, serviço, sistema ou software. O FMEA foi desenvolvido pela NASA nos anos 60 e era utilizado para aviação e desenvolvimento de tecnologia nuclear.

O que é a matriz de risco? Também chamada de matriz de probabilidade e impacto, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar e determinar o tamanho de um risco e possibilitar as ações de impedimento ou controle.

A FMEA também ajuda a estabelecer uma rotina de checagem com base nos resultados de ações já implementadas. Pode ser aplicada a serviços, produtos, projetos ou processos existentes ou novos, identificando os possíveis modos de falha – qualquer fator que possa causar erros, defeito ou rejeição.

Conheça a dinâmica das 5 fases do processo judicial brasileiro

  1. Fase postulatória. Nossa jornada começa com a fase postulatória. ...
  2. Fase de contestação. Em seguida, temos a fase de contestação. ...
  3. Fase de instrução. A terceira das fases do processo judicial é a fase de instrução. ...
  4. Fase decisória. ...
  5. Fase recursal.

Os Grupos de Processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

Continuar lendo O que é o método FMEA?