Qual a finalidade do CVA?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

É um procedimento indicado para esvaziamento da bexiga em usuários portadores de bexiga neurogênica, em pacientes vítimas de trauma raquimedular, com retenção urinária, a fim de prevenir a infecção do trato urinário, tratar refluxo vesicouretral e alcançar a continência urinária, consequentemente, prevenindo a doença ...

CATETERISMO VESICAL DE ALÍVIO
Tem como objetivo promover a retirada de urina da bexiga, quando indicado pelo médico.

O cateterismo intermitente é o método de escolha para promover o esvaziamento vesical assistido em pacientes com disfunção do trato urinário inferior de origem neurológica ou idiopática, apresentando como principal complicação a infecção do trato urinário.

O cateter de três vias é usado para a irrigação fechada, sendo que nos casos cirúrgicos, o cirurgião o coloca durante a operação, quando necessário. A bolsa de irrigação, o equipo e os sistemas de drenagem devem ser mantidos como um sistema estéril fechado para reduzir o risco de infecção.

Sonda vesical de alívio ou intermitente
Ao contrário da sonda vesical de demora, a sonda de alívio não permanece por muito tempo na pessoa, sendo normalmente retirada após o esvaziamento da bexiga.

É a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga. Remover a urina acumulada.

Conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas).

Indicações de cateterismo

  • Alívio para retenção urinária aguda;
  • Determinação do resíduo urinário;
  • Obtenção de uma amostra de urina para exame laboratorial;
  • Instilação intravesical de medicamentos;
  • Exploração da uretra.

Lava bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear a sonda. Sempre deixar sua sonda presa na coxa com fita (esparadrapo ou micropore) para que não ocorra tracionamento da mesma. Nunca deixar a bolsa coletora no chão. Clampear a extensão da sonda durante a movimentação do paciente.

Geralmente, este procedimento costuma ser indicado em ambientes de terapia intensiva (UTI) ou em situações de emergência, e deve ser feito pelo médico, seguindo uma técnica que necessita de material cirúrgico e equipamentos estéreis.

O flushing é a injeção manual de cloreto de sódio a 0,9% (SF 0,9%), realizada em cateter venoso periférico ou central, com o objetivo de limpar o cateter, avaliar seu funcionamento e prevenir complicações.

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

O acidente vascular encefálico (AVE), também denominado como acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame cerebral. O nome mudou, e hoje é mais comum usar AVE por se tratar de uma lesão que possivelmente pode afetar todo o encéfalo (cérebro, tronco encefálico e cerebelo) e não só o cérebro.

O diagnóstico de um AVE é fundamentado na elaboração de uma história clínica detalhada e na realização de exames físico e neurológico que podem indicar a artéria acometida a partir dos sintomas apresentados, embora a diferenciação quanto a etiologia hemorrágica ou isquêmica não possa ser realizado com base em achados ...

Existem dois tipos de AVE: o isquêmico, comumente causado pela falta de circulação do sangue numa região específica do encéfalo, por entupimento provisório ou permanente, parcial ou total, geralmente, de uma artéria; e o hemorrágico, causado pela ruptura de uma artéria.