Qual a finalidade de arar a terra?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.

1. Lavrar (a terra) com arado ou charrua. 2. [Figurado] Ferir, cortar.

Os objetivos do lavrado seriam: esponjamento do solo, reviramento para enterrar as ervas daninhas, distribuição uniforme de partículas do solo, controle da temperatura do solo e redução dos riscos de erosão, entre outros. Existem três tipos principais de lavrado: convencional, preparo mínimo e semeadura direta.

O arado é um implemento que propicia melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e fertilização do solo. Ele atua na camada inicial do solo, onde as plantas se desenvolvem.

O escarificador utilizado no sistema de cultivo mínimo substitui a função do arado como preparo primário do solo.

Aração – como o próprio nome sugere, a aração é o método de arar ou revirar as camadas da terra levando para baixo os conteúdos que estavam em cima, e vice-versa. Esse processo é vital para aumentar o nível de oxigenação de toda a matéria orgânica presente no solo e é especialmente usado em regiões de clima temperado.

São comuns os arados fixos e também os reversíveis, de uma a quatro aivecas, que trabalham na profundidade de 20 cm a 40 cm e na largura de corte de 20 cm a 200 cm.

A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem. Após a aração é feita a gradagem do solo.

O Cranberry, arando vermelho ou oxicoco (Vaccinium macrocarpon) é uma fruta famosa nos Estados Unidos e Canadá mas não se adapta ao Brasil por ser de clima frio.

Controla a diabetes reduzindo a taxa de açúcar no sangue. Previne infecções urinárias e também da laringe e da boca. Reduz o colesterol. Combate a retinite auxiliando a visão.

O arado apareceu há mais de 5 mil anos e foi uma grande revolução na época, quando já se realizavam sulcos para colocar sementes. Foi criado com base na enxada ou pá e, utilizado conjuntamente com a tração animal, significou um dos maiores avanços do conhecimento na Pré-história.

O preparo do solo consiste no conjunto de operações mecânicas que antecede a semeadura do feijão e tem por principal objetivo alterar alguns dos atributos físicos do solo, deixando-o em condições de receber as sementes e favorecer o crescimento inicial das plantas.

É deixar de lado crenças e superstições inúteis.

verbo transitivo direto Arar, cultivar a terra, utilizando ferramenta ou aparelho agrícola; revirar.

Vantagens da técnica da aração: fragmenta o solo, ajuda na aeração da camada superficial do solo, expõem patógenos a radiação solar o que os mata-o. Desvantagens da técnica da aração: compacta o solo, fragmenta e ajuda na erosão, perca de microorganismo benéficos.

Mas cada um realiza operações distintas: o arado realiza a inversão da camada do solo, ou o revolvimento propriamente dito do solo, deixando a superfície irregular. No entanto, é a grade distorroadora/niveladora quem regulariza a superfície deixada pelo arado, nivelando-a.

Sulcar a terra, aplanar a terra com grades metálicas (discos) puxadas por trator.

- Maior facilidade para as trocas gasosas com a atmosfera; - Destruição de insetos e larvas e de seus ovos e locais de desenvolvimento. Ao fragmentar as camadas, aumenta o espaço entre as partículas do solo, o que facilita a drenagem de água.

Por volta de 4500 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.