Qual a finalidade das gárgulas?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Ao jogar a água da chuva longe da construção, as gárgulas protegem a catedral e evitam que o escorrer excessivo de água acabe estragando as pedras. Aliás, esta é a principal diferença entre as gárgulas e as quimeras. As primeiras servem para evacuar a água da chuva. Já as segundas têm uma função decorativa.

Gárgulas: estrutura situada nas calhas dos telhados com o intuito de escoar água. Normalmente, eram adornadas com figuras animalescas e monstruosas. Há lendas de que essas criaturas eram guardiões das igrejas e durante a noite ganhavam vida.

As gárgulas eram uma espécie de animais com garras que eram sinal de advertência contra o comportamento dos pecadores. Elas simbolizavam perigo para quem quer que se aproximasse da igreja com a consciência suja.

Gárgula vem do francês gargouille, gargalo ou garganta. Eram estruturas colocadas próximas as calhas de igrejas medievais, com a função principal de esconder os canos que escoavam a água da chuva, que escoava por suas gargantas. A ideia parece ter surgido no Egito Antigo.

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

Os gárgulas estão nos telhados de Undead Parish, guardando o caminho até o primeiro Bells of Awakening.

A princípio, as gárgulas estiveram presentes no Egito Antigo. Contudo, eram posicionadas nos telhados de templos egípcios e suas bocas serviam como fonte de água, e não escoadores.

Peça de escoamento de águas, de uma cascata ou de uma fonte, também se situa em paredes para escoamento de águas pluviais, tem a forma de uma pedra com um canal encovado.

Religião e simbolismo. A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

7 elementos que definem a arquitetura gótica

  1. Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  2. Torres pontiagudas e esguias. ...
  3. Grande iluminação interior. ...
  4. Uso de vitrais. ...
  5. Uso de paredes mais finas e leves. ...
  6. Grande ornamentação. ...
  7. Abóbodas em cruzaria.

Se você ainda não sabe quem é o misterioso Rei Gárgula em Riverdale, saiba que a sua identidade já foi revelada na no final terceira temporada do seriado. Betty descobre que seu pai, Hal Cooper, ainda está vivo e atuando como o Black Hood.

As famosas estátuas de gárgulas e quimeras na parte externa da catedral, representando animais fantásticos ou monstros, são consideradas símbolos da Notre-Dame. Elas foram feitas na Idade Média e têm a função estratégica de proteger as paredes do escoamento da água das chuvas.

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."

Os significados da gárgula são ligados ao seu uso cultural. Em primeiro lugar, ela simboliza a proteção, dado que estátuas de pedra com o símbolo da gárgula são utilizadas a centenas de séculos em construções e jardins para afastar o mal. Em segundo lugar, ela simboliza a vigilância.

As quimeras de Notre Dame não têm nenhum tipo de função arquitetônica, foram criadas pelo arquiteto Viollet-le-Duc, apenas para ter um efeito decorativo, e fazer parte juntos as gárgulas, de um cenário de criaturas estranhas e bizarras. São 154 quimeras, sendo que somente uma tem nome, Stryge.

Notre-Dame está fechada para restauração desde que incêndio destruiu telhado e derrubou torre, em 2019. A catedral de Notre-Dame em Paris está a caminho de reabrir para fiéis e público em 2024.

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).