Qual a finalidade da nota fiscal de simples remessa?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Para que serve a nota simples remessa? É um documento importante e obrigatório para transportar e movimentar mercadorias que ainda não tenham sido vendidas. Em situações de fiscalização, é por meio dela que é conferida a origem do produto. Caso o documento não esteja presente, a empresa poderá pagar multas.

A emissão desse documento é fundamental para comprovar que a empresa paga seus tributos corretamente para garantir aos seus clientes e fornecedores que fazer negócio com a marca é seguro, aumentando a confiabilidade de todos.

Conforme antecipamos, o CFOP 5949 representa “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Esse código é usado nas operações de remessa ou então no retorno e locação de bens.

Dessa forma, é preciso emitir a nota fiscal de remessa quando o item deixa a empresa. E a de entrada deve ser emitida quando o item está retornando para o seu negócio, a não ser que uma venda foi realizada. Nesse caso, é a nota fiscal é a que deve retornar.

Para criar uma NF-e de Simples Remessa basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá ao menu Estoque>Produtos em estoque.
  2. Seleciona os produtos que deseja (nesse caso você pode filtrar por alguma NF-e de terceiro, DI, código e etc, para facilitar a seleção)
  3. Clique em Gerar NF-e > NF-e simples remessa.

6913 -

6913 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para demonstração ou mostruário.

O que fazer quando já passou do prazo de cancelamento da nota fiscal?

  1. procurar em seu sistema de notas fiscais aquela que você deseja cancelar;
  2. abrir a nota fiscal;
  3. procurar pela opção de cancelamento;
  4. seguir as regras indicadas de acordo com o seu estado.

b) Fora do Estado - CFOP: 6949 - Outra Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviço não especificado - 19.0% - NÃO GERA DEBITO DO ICMS(Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços)-Não Há o destaque da Aliquota e do Valor do ICMS na referida Nota Fiscal.

Impressão: como um documento de representação e verificação, o DANFE precisa ser impresso para que, dessa forma, as mercadorias sejam fiscalizadas com mais facilidade. Já a NF-e pode ser enviada ao cliente apenas por e-mail, por exemplo; Validade jurídica: um DANFE não possui validade jurídica, ao contrário da NF-e.

Ao deixar de emitir a nota, o empreendedor pode enfrentar diversos prejuízos, como a aplicação de multas decorrentes da sonegação de impostos, dificuldade de conseguir crédito, entre outros problemas.

bom o CFOP 5949 é para vendas/prestação de serviços que não se enquadra nos outros cfop que vc esta prestando dentro do estado; e o 6949 é para vendas e prestação de serviços que nao se enquadra nos outros cfop so que para fora do estado.

Acesse o módulo Cadastro > Códigos Fiscais: Confira as informações apresentadas na coluna "Grupo" da tabela de CFOPs, essa coluna, determina qual grupo o CFOP está cadastrado e determina se o mesmo será tributado ou não.

Assim, para efetivação dos procedimentos de garantia, orientou o cliente a remeter, até seu estabelecimento, a mercadoria com defeito, acompanhada de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) consignando a operação como “remessa em garantia” ou “outras saídas”, sob o CFOP 5.949/6.949, destacando os impostos regularmente. 4.

Se o seu pedido está como "retido na fiscalização" podem significar três coisas: A nota fiscal deste pedido ainda não foi pago. Existem dívidas pendentes com o Estado de destino deste envio. Apreensão fiscal ou retido no SEFAZ.

O estabelecimento que promover a produção através de terceiros será denominado autor da encomenda, ou encomendante e deverá emitir a Nota Fiscal de remessa de insumos necessários ao processo de industrialização, tais como matérias primas e embalagens em geral contemplada pelos benefícios da Suspensão do ICMS e do IPI e ...

A nota fiscal de transporte é uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), documento que tem como objetivo registrar a circulação de mercadorias de transporte municipal. Essa documentação é emitida pelas empresas de transporte referente às atividades realizadas na mesma cidade.

IPI 99. Ao emitir a nota fiscal com o CFOP 5949, também é preciso ficar atento ao preenchimento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Por se tratar de uma situação em que há isenção desse tributo, em vez de colocar a numeração comum para situações que esse tributo é pago, é preciso colocar IPI 99.

5949

O CFOP utilizado para a remessa é 5949 (Outras saídas) para dentro do Estado ou 6949 para interestadual e não permite envio para o exterior, por se tratar de exportação.