Qual a finalidade da manobra para identificar o sinal de piparote?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

– Manobra de Piparote: corresponde a um teste para verificar a presença de ascite grave, e só pode ser realizada com a presença de dois médicos ou com a ajuda do paciente.

Existem três tipos de instrumentos de percussão: os que produzem som por raspagem, impacto ou agitação. Uma das principais funções desse tipo de instrumento é conferir ritmo à musica, porém existem instrumentos melódicos, como o xilofone.

O Sinal de Piparote é um sinal médico indicativo de ascite. Piparote positivo ocorre quando fazemos uma percussão no abdome do paciente e notamos a propagação de uma onda do líquido ali acumulado. A percussão deve ser feita em região de flanco para observar a propagação da coluna de líquido para o lado oposto.

Sinal de Murphy: Interrompe a respiração por dor à palpação do hipocôndrio direito. Indica peritonite local e colecistite aguda.

Colocar a mão espalmada oposta ao rim a ser examinado no ângulo lombocostal, elevando o flanco, e a outra mão espalmada abaixo do rebordo costal. Comprimir ambas as mãos ao mesmo tempo, procurando sentir e pinçar o pólo inferior do rim na sua descida inspiratória.

Palpação do fígado
O método de palpação mais utilizado na prática é o de Lemos Torres. Nele, o examinador com a mão esquerda na região lombar direita do paciente tenta evidenciar o fígado para frente.

Sinal de Jobert: perda da macicez hepática durante a percussão do hipocôndrio direito, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre, como na úlcera péptica. Durante a palpação do abdome, há rigidez involuntária com descompressão brusca positiva em todo o abdome (“abdome em tábua”).

Tipos de sons obtidos à percussão:

  • Som maciço;
  • Som submaciço;
  • Som timpânico;
  • Som claro pulmonar;

Ao realizar o exame de percussão, percebe-se que órgãos ocos como estômago e intestino apresentam som claro, timpânico, devido à presença de ar e líquido. Já o fígado, por ser um órgão maciço, reverbera um som mate ou maciço.

Podem-se diferenciar três tipos de sons: o maciço, o submaciço e o timpânico.

Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

A percussão deve ser realizada com a técnica dígito-digital de Gerhardt, na qual o dedo percutor (indicador ou médio da mão dominante) deve percutir o dedo plexímetro (indicador ou médio da outra mão) que deve estar apoiado horizontalmente em um espaço intercostal.

Palpação é o processo de usar as mãos para examinar o corpo, especialmente para perceber / diagnosticar uma doença. É o processo de sentir um objeto dentro ou sobre o corpo para determinar seu tamanho, forma, firmeza ou localização.

O diagnóstico do abdome agudo é feito com base na anamnese, exame físico e exames de imagem, como:

  1. Radiografia de tórax e abdome;
  2. Ultrassonografia;
  3. Tomografia computadorizada (deve ser realizada apenas se o paciente estiver estável hemodinamicamente).

O Sinal de Blumberg é um sinal médico caracterizado por dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney. A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular.

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Com o paciente em decúbito dorsal, realiza-se uma apalpação procurando “ordenhar” o intestino grosso, a partir do sigmoide, retrogradamente; depois você se direciona para o cólon descendente, transverso e finamente ascendente, local onde fezes e/ou gases acumuladas geram dor, onde também se dispõe o apêndice.

Na medicina, o sinal de Rovsing é um sinal médico de apendicite. Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para o sinal de Rovsing.

O termo diurese é utilizado para denominar a quantidade de urina eliminada em determinado período, normalmente 24h. Ela fornece dados que possibilitam avaliar a função renal do paciente e suas condições hemodinâmicas e auxiliar no diagnóstico de doenças específicas.