Qual a filosofia do Naturalismo?
O naturalismo filosófico é caracterizado pela suposição de que não há nada que constitua a realidade além da natureza. Assim, o naturalista precisa demonstrar como conceitos considerados irredutíveis e transnaturais pela filosofia transcendental tradicional podem ser reduzidos a categorias da ciência natural.
Qual é o principal objetivo do naturalismo?
O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é.
O que o naturalismo valoriza?
O Naturalismo favoreceu a ficção, sob a forma do romance naturalista, que se propunha a estudar e expôr a sociedade naquilo que ela tinha de mais primário ou até animalesco. Nestas obras, o ser humano se torna o objeto de estudo, a partir de um olhar focado na sua fisiologia, nas suas compulsões e patologias.
O que o Naturalismo estudava?
Com pensamento influenciado por Charles Darwin, o Naturalismo estudava o indivíduo e acreditava que suas ações estavam diretamente relacionadas a sua herança genética e pelo ambiente em que viveu e cresceu.
Qual é a visão naturalista do ser humano?
A existência humana é abordada pelos naturalistas de uma forma bastante objetiva e materialista. O homem é, portanto, visto como um produto biológico que age de acordo com os instintos, sendo, pelo naturalismo, comparado com os animais.
Qual temática o Naturalismo defendia?
Se o realismo propõe retratar o homem em interação com seu meio, o naturalismo vai ainda um pouco além: expõe o indivíduo como um produto biológico, cujo comportamento é determinado a partir dessas relações com o meio e de acordo com suas características hereditárias.
Quais são as três teorias científicas que influenciaram o Naturalismo?
O Naturalismo sofreu forte influência das teorias científicas que dominavam o cenário europeu na segunda metade do século XIX, como o socialismo, o positivismo e o darwinismo. No romance naturalista, o narrador se comporta como um cientista, que observa os fenômenos sociais como quem observa uma experiência científica.
O que é o conceito do Naturalismo?
O naturalismo é um sistema filosófico que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio da realidade. A corrente naturalista sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.
Qual é a característica do Naturalismo?
O Naturalismo é um estilo de época surgido na segunda metade do século XIX, na Europa. Suas principais características são o determinismo e a zoomorfização, elementos que o diferenciam do Realismo. Porém, ambos os estilos apresentam linguagem objetiva, crítica social e falta de idealizações.
Qual a importância do Naturalismo para a sociedade?
Os escritores brasileiros que utilizaram a linguagem do naturalismo estavam preocupados em relatar os problemas da realidade social, política e econômica. Por isso, muitos abordavam assuntos relacionados à abolição da escravatura no Brasil.
Qual a principal obra do Naturalismo?
A principal característica desse estilo de época é o determinismo. Além de Aluísio Azevedo, são naturalistas escritores como Adolfo Caminha e Raul Pompeia. O cortiço, de Aluísio Azevedo, é a principal obra naturalista brasileira.
O que marcou o Naturalismo no Brasil?
O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance "O Mulato" (1881), do maranhense Aluísio de Azevedo.
O que os naturalistas fazem?
O termo naturalista refere-se ao indivíduo estudioso das ciências naturais - notadamente botânica, zoologia e geologia.
Quais são os principais temas abordados no Naturalismo?
No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo.
O que é o positivismo no Naturalismo?
O positivismo é uma teoria de desenvolvimento social que afeta o campo das ciências, pois aposta nelas como fator de desenvolvimento social, e o campo da política, pois desenvolve uma teoria que promove uma espécie de doutrina para a promoção do progresso civil.
Qual corrente filosofica influenciou o Naturalismo?
Influenciado pelas correntes científicas e filosóficas que surgiam na Europa como o determinismo, o darwinismo e o cientificismo, para os artistas naturalistas, tudo estava determinado e possuía uma explicação lógica pautada na ciência.