Qual a filosofia de Homero?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Homero foi um poeta épico grego que viveu por volta do século VIII a.C. e ficou conhecido por ter compilado a “Ilíada” e a “Odisseia”. Homero foi considerado o responsável pela compilação de “Ilíada” e “Odisseia”, dois poemas épicos gregos.

É considerado o compilador de dois dos poemas épicos mais conhecidos da Grécia Antiga: Ilíada e Odisseia. É uma das principais fontes de conhecimento sobre a mitologia grega. Lendas sobre ele afirmavam que seu nome era Melesígenes e que era cego. Alguns historiadores afirmam que ele não existiu de fato.

Homero (850 a. C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga, autor das obras-primas "Ilíada" e "Odisseia", que narram as aventuras dos heróis gregos da guerra de Troia e que tiveram grande influência na literatura ocidental.

Enquanto a filosofia baseia-se na razão e lógica para embasar os estudos e reflexões sobre a existência humana, o conhecimento, os valores morais e estéticos, e os pensamentos, o mito recorre a esclarecimentos apoiados em crenças e narrativas atreladas aos fenômenos da natureza para compreender a origem das coisas.

Em Esparta, o ideal homérico de formação se mantém (versão bélica). A educação deveria formar cidadãos compatíveis como projeto político do Estado. Jovens e crianças eram propriedades do Estado e deveriam ser moldados conforme seus interesses.

Homero

A mitologia grega foi o conjunto de mitos e crenças que existia na cultura e na religiosidade dos gregos antigos. Seus principais registros foram feitos por Homero e Hesíodo, dois poetas gregos. Nela havia diversos mitos envolvendo deuses, mas também constava a presença de heróis e muitos outros seres.

A filosofia auxilia a refletir sobre a vida
Sem a devida reflexão sobre a vida, as pessoas tendem a se alienar de si mesmas e não perceber quais são as suas verdadeiras necessidades.

A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.

Religião. A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

A Odisseia pode ser classificada como um romance em verso sobre a luta apaixonada de Odisseu (ou Ulisses, na tradição latina) para retornar à casa depois da Guerra de Troia, e retomar o convívio da esposa e do filho.

A Ilíada oferece uma grande quantidade de lições de liderança aplicáveis ao mundo dos negócios. A importância da comunicação eficaz, da humildade, e do trabalho em equipe são apenas alguns desses aprendizados que podemos absorver ao ler essa obra clássica.

Nome de um grande poeta grego. Significa refém e indica uma pessoa prática e decidida, a quem todos procuram quando precisam de orientação.

Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.