Qual a festa mais antiga?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Páscoa

A Páscoa é a festa mais antiga e mais importante para os cristãos, pois representa o dia em que Cristo venceu a morte e toda sua angústia. Na Páscoa está depositada toda a esperança, felicidade, vida eterna e fé.

Carnaval brasileiro

Introduzido pelos portugueses, por volta do século XVI, o Carnaval brasileiro tornou-se a maior festa popular do país e uma das maiores do mundo.

Carnaval

Não há como falar em festas populares brasileiras e não citar o Carnaval, simplesmente a mais tradicional festa popular do Brasil e, provavelmente, uma das preferidas da população e dos turistas.

Como antigamente as festas de aniversário eram construídas por uma junção de pessoas de uma família, era comum que as decorações fossem praticamente sempre manuais, com balões e letras coladas na parede, além do tema ser de algum personagem que era conhecido através da televisão.

Woodstock

O festival mais conhecido de todos os tempos aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, em uma propriedade rural no município de Bethel, NY - pois é, apesar do nome, Woodstock não aconteceu na vila de Woodstock, que também fica em Nova York!

E como hoje é dia 1º de junho, começa a melhor época do ano: está aberta a temporada das festas juninas. Se tem uma festa que combina religiosidade, música, comidas e danças típicas é a festa junina. É a maior comemoração brasileira depois do carnaval.

Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. As Sacéias eram uma celebração em que um prisioneiro assumia, durante alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas.

Itália

O carnaval pode ter origem ainda mais antiga
Já na Itália, mais especificamente, a origem das celebrações também podem estar ligadas aos festivais pagãos Saturnalia e Lupercália. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro.

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

São ocasiões em que se homenageiam santos, personalidades, fundadores ou mestres de diversas tradições religiosas, em datas específicas, transmitindo conhecimentos por meio das crenças e das manifestações culturais.

Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!

  • Carnaval.
  • Festas juninas.
  • Bumba meu Boi.
  • Folia de Reis.
  • Congada.
  • Círio de Nazaré
  • Festa do Peão de Barretos.
  • Lavagem do Bonfim.

Festa litúrgica mais importante para os católicos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O tempo pascal compreende os 50 dias entre o domingo da ressurreição até o domingo de pentecostes. A Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a 1ª lua cheia que cai no dia 21 de março ou depois.

As festas populares e as festas religiosas estão entre as principais manifestações culturais do Nordeste. Entre elas se destacam a Festa de São João, o Carnaval, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim.

Em junho, Campina Grande se enfeita para o que chama de “maior São João do mundo”, orgulho da cidade. A enorme Praça Parque do Povo recebe o evento, com palcos de forró, comida típica, quadrilhas e shows – há mais movimento às sextas, sábados e no dia 24 de junho, dia de São João.

Contudo, entre tantas celebrações e fogueiras acesas, uma se destaca: é a festa junina de Campina Grande, na Paraíba. Considerada a maior do mundo, ela chama diversas pessoas todos os anos por conta de suas atrações e a possibilidade de viver um autêntico São João brasileiro.

Uma festa anos 70 é uma ótima forma de comemorar um aniversário com muita cor, estilo e música boa. Essa década cheia de pluralidade foi do movimento Flower Power até o nascimento da Era Disco, com artistas como ABBA, Bee Gees, Elis Regina, Secos e Molhados e tantos outros.

O hábito de presentear o aniversariante surgiu no antigo Egito. Em Roma, os imperadores também distribuíam mimos. Durante a Idade Média, na Alemanha, uma espécie de Papai Noel dos aniversários levava pacotes para as crianças.

Bolos enormes
Se hoje os bolos cresceram para cima e são cheios de camadas, nos anos 1970/1980, eram baixos e ocupavam grande parte da mesa. Cheios de chantilly e confeitos coloridos, o que importava era não faltar pedaços para todos os convidados da festa.

Holi, Índia. O Holi festival ou Festival das Cores é sem dúvidas a festa mais colorida de toda Índia! O casamento mais caro da história foi a união real entre o Príncipe Charles e Lady Di. O enlace custou na época 40 milhões de dólares, que equivalem, atualmente, a 110 milhões de dólares.

Assim, o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade. Esses elementos antigos foram herdados de celebrações de diferentes povos, destacando-se os mesopotâmicos, gregos e romanos.

Carnaval vem do latim e provavelmente significa “adeus à carne”. O carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. A Bíblia não diz nada sobre o carnaval. O carnaval não existia nos tempos da Bíblia.