Qual a favela mais perigosa de Recife?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O bairro Ibura, Várzea e Torrões estão entre os bairros mais violentos de Recife de acordo com o secretário municipal de segurança Urbana, chamado Murilo Cavalcanti.

Existem hoje 223 favelas no município do Recife, sendo que nestas encontram-se 42,2% dos domicílios construídos na cidade.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

No Piauí, Pernambuco e Sergipe, o PCC é a maior facção local.

favela do Coroadinho

A maior favela das regiões Norte e Nordeste e a quarta maior do país disputa o título de região mais violenta da capital do Maranhão, São Luís. Segundo o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a favela do Coroadinho tem 53,9 mil moradores.

A Rocinha foi, por muitos anos, uma das favelas mais seguras do Rio. Seu mergulho em batalhas sangrentas é simbólico do esfacelamento da cidade.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

Melhores bairros para morar em Recife

  • Boa Viagem.
  • Pina.
  • Casa Forte.
  • Jardim São Paulo.
  • Jaqueira.

Apenas sete bairros no Recife têm menos de mil habitantes. O menos populoso é Pau-Ferro, com 336. O bairro do Recife, com problema sanitário mais grave, tem apenas 925 moradores.

Sol Nascente

Sol Nascente supera Rocinha em habitantes e se torna maior favela do país | Economia: Diario de Pernambuco.

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

Cité Soleil, Porto Príncipe, Haiti | População: 200 a 400 mil. A área é geralmente considerada como uma das áreas mais pobres e perigosas do Hemisfério Ocidental e é uma das maiores favelas do Hemisfério Norte.

Jardim São Luís

Desenvolvimento social do Jardim São Luís
Com o passar do tempo, o Jardim São Luís cresceu e os problemas sociais também, tanto que já foi considerado o bairro mais violento do mundo.

PCC EM PERNAMBUCO
No nordeste, é a principal facção criminosa entre os estados. A facção atua com a venda de drogas, roubo de cargas e tráfico de armas. Em Pernambuco, o último caso notável em relação ao PCC foi quando prenderam Valdeci Alves, conhecido como Colorido, no munícipio de Salgueiro em abril de 2022.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.

De acordo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado no dia 28 de junho de 2022, a cidade do Macapá (AP) seguida por Salvador (BA), são as capitais mais violentas do Brasil.

Além disso, Belém passa a ser agora a capital menos violenta das regiões norte e nordeste do Brasil, visto que todas as outras cidades com índices menores estão em outras regiões.

O Terra visitou quatro comunidades: Santa Marta (Botafogo), Babilônia/Chapéu-Mangueira (Leme), Escondidinho/Prazeres (Santa Teresa) e Vila Cruzeiro (Penha) – região ocupada por militares desde novembro de 2010, onde a famosa Igreja de Nossa Senhora da Penha está localizada.

Cinque Terre – as favelas mais bonitas do mundo.