Qual a favela mais perigosa de Minas Gerais?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Uma delas é considerada a mais perigosa da cidade, a Morro das Pedras. Essa favela fica na Região Oeste da capital, lidera o rankings de violência na cidade, com somente 175 dias sem uma ocorrência de homicídio, sendo uma das grandes preocupações das forças de segurança de Minas Gerais.

O Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a maior favela de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, atingiu uma marca histórica de 511 dias sem registrar nenhum assassinato.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou na última semana o balanço final de crimes violentos em Minas Gerais em 2018. Com os dados que incluem mortes violentas de janeiro a dezembro do ano passado, Campo Belo (MG) aparece como a cidade do Sul de Minas com mais homicídios consumados.

Os indigentes, como subgrupo da pobreza, correspondem a 27% do total dos domicílios na Região de Planejamento Jequitinhonha/Mucuri e a 24,79% na Região de Planeja- mento Norte de Minas, contra 5,27% no Triângulo, 5,98% no Centro-Oeste e 6,73% no Alto Paranaíba.

São cerca de 120 mil domicílios nos 218 assentamentos de vilas, favelas e conjuntos irregulares (ZEIS) e 34 mil domicílios nos 118 assentamentos de interesse social. Esses assentamentos foram definidos pelo novo Plano Diretor sancionado pela Lei 11.181/2019.

Nos dois quesitos, a regional Barreiro aparece na primeira colocação do ranking. Ao todo, a capital tem 332 km² e possui 487 bairros. Em relação ao número de bairros, a regional Barreiro possui 72.

O bairro Novo Aarão Reis, na região Norte de Belo Horizonte, é o que possui o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza na capital.

Belvedere, Funcionários, Santo Agostinho, Carmo e Lourdes são os cinco bairros com o metro quadrado mais caro de BH – todos localizados na região Centro-Sul da cidade. Os dados fazem parte do levantamento de outubro de 2022 feito pelo Loft Dados, núcleo da startup que dissemina informações sobre o mercado imobiliário.

Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, é a cidade mineira com o maior percentual de moradores em aglomerados. No total, 20,3% da população de 103,4 mil habitantes está em vilas e favelas. Vespasiano, na Grande BH, é a segunda colocada, com 20,2%.

A Rocinha foi, por muitos anos, uma das favelas mais seguras do Rio. Seu mergulho em batalhas sangrentas é simbólico do esfacelamento da cidade.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

Com 72.512 moradores, Esmeraldas se destacou negativamente em 2021 como a cidade com mais pessoas assassinadas em relação proporcional com sua população, de acordo com informações do Armazém de Dados do Sistema Integrado de Defesa Social, às quais a reportagem do Estado de Minas teve acesso, com base nas ocorrências da ...

Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG.