Qual a fase que o bebê mais chora?

Perguntado por: isalgado8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Chorar é normal e vai acontecer muito, esse é o primeiro ponto que deve ser levado em consideração. Alguns bebês podem chorar até 5 horas por dia. A boa notícia é que a duração do choro chega ao máximo na idade de 6 semanas e depois diminui até a idade de 4 a 5 meses.

Segundo Ferrari, é nesse período que o choro passa a se associar a outras coisas, como necessidade de aconchego, e não apenas fome e dor. "É a consciência de que, quando chora, a mãe atende", diz o pediatra. É também durante a crise dos três meses que o bebê passa a ter uma maior interação com os adultos ao seu redor.

Com 7 meses a perceptividade do bebê estará ainda mais aguçada e com isso mais independente, pois já é consciente da sua existência. E nessa fase de Ansiedade de Separação ou Angústia de Separação fica ainda mais intensa, pois ao mesmo tempo em que ele está mais independente, ele fica mais dependente também.

24 meses de idade

Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.

Você pode testar diferentes movimentos para que o seu bebê fique mais tranquilo, como:

  1. Balance o bebê em seus braços;
  2. Dê “toquinhos” nas costas do bebê, com a palma da mão;
  3. Segure o pequeno em uma cadeira de balanço;
  4. Caminhe com ele;
  5. Balance seu filho em um berço;
  6. Ande lentamente pelo quarto com o pequeno no colo.

Essa crise dura em torno de 15 dias. Nesse período, os bebês precisam ser medicados? Não. Quando a criança atravessa uma crise, é muito importante que ela não seja medicada.

Aos dois meses, seu bebê ainda não lhe dá certezas, mas seus hábitos de sono e de alimentação começam a ficar mais previsíveis. Neste momento, a cor natural de seu olho começará a surgir, seu rosto aparentará estar mais fino e seu corpo mais gordo do que há uma semana.

Há quem diga que isso ajuda a fortalecer psicologicamente, mas a verdade é que NÃO é bom deixar o bebê chorando. O choro do bebê é um dos grandes motivos de angústia aos cuidadores, mas não há razão para sofrer, pois o choro é a forma que o bebê tem para se comunicar e informar uma necessidade.

A crise dos três meses do bebê é marcada por um de seus momentos evolutivos. Nesta fase, o pequeno começa a mamar menos, chorar muito mais e há diminuição de seu ganho de peso. Esse período pode deixar os pais de cabelo em pé, porém é uma etapa completamente normal da vida do bebê.

Pode parecer que a regressão do sono dos 4 meses durará para sempre, já que essa será a primeira vez que você, como pai ou mãe de primeira viagem, irá vivenciar uma regressão do sono. Entretanto, seu bebê irá se desenvolver durante esse período, que durará entre 2 e 6 semanas.

Sabemos que é difícil pedir calma em um momento atípico, mas entenda que vai passar – a crise dura cerca de 15 dias e, se o desconforto permanecer por mais tempo, aí o pediatra é quem deve investigar se existem causas fisiológicas.

Desde o nascimento até completar três anos, são pelos menos seis os possíveis momentos de "crise" – sendo dois deles os mais frequentes: a chamada angústia da separação, que costuma aparecer no oitavo mês, e a famosa fase terrible two, a "terrível" adolescência do bebê, que tem seu auge aos dois anos.

O que Fazer Para Tirar o Costume do Colo
Procure deixar o bebê em locais que possa te observar, converse com ele e interaja com brinquedos e formas atrativas. O caminho é mostrar que ele está protegido e perto da mamãe mesmo que não esteja no colo.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.