Qual a fase mais importante do desenvolvimento humano?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial. Nasce um adulto mais saudável e equilibrado. E floresce uma sociedade com os mesmos valores.

As fases de desenvolvimento humano no que se refere ao conhecimento mostram como ocorre o aprendizado em cada etapa da nossa vida. Assim, sabemos, por exemplo, que uma criança de 2 anos está em uma fase diferente de uma criança de 6 e, por isso, assimila e entende as informações de formas peculiares.

Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

7) Período da Vida Adulta Intermediária
As capacidades mentais atingem o auge, a especialização e as habilidades relativas à solução de problemas práticos são acentuadas. A produção criativa pode declinar, mas melhor em qualidade.

Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que 90% das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos de idade. Intervenções na primeira infância podem ter efeitos sobre a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuros.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

Cada fase tem suas particularidades, aceitá-las nos permite viver o presente de forma integral. Lembre-se: não existe fase perfeita. Cada qual conta com seus desafios e suas conquistas. Outro ponto muito importante é conhecer e viver de acordo com nossos valores, isto é, viver em direção ao que é importante para nós.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a seu potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes.

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.

Segundo o psicólogo e biólogo Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo acontece em quatro estágios: o sensório-motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal.

A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.

Crescimento pré-natal
É o período de crescimento e desenvolvimento mais intensos, em que o feto aumenta consideravelmente de tamanho e tem todos os seus aparelhos e sistemas formados.