Qual a fase da Lua para plantar ervilhas?

Perguntado por: ifigueiroa4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

lua cheia

Na crescente, a gravidade diminui, mas o luar se torna intenso, o que fortalece as folhas. É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados.

Em resumo, existe uma regra básica que rege os agricultores que se baseiam nas fases da lua: Entre a lua minguante e nova deve ser plantado tudo que nasce abaixo do solo e entre a lua crescente e cheia, tudo que nasce acima do solo.

Frutos e grãos como tomates, café, trigo, soja e milho têm um excelente desenvolvimento nessa fase, por isso, é extremamente indicado o seu plantio nessa na lua crescente.

Uma recomendação geral é plantar a semente a 5 cm de profundidade. No entanto, essa medida pode ser menor em solos com maior retenção de umidade. Para que as raízes e folhas tenham espaço suficiente para se desenvolver, o recomendado é que o espaçamento entre as sementes varie entre 8 cm a um palmo, em média.

Lua Nova: a época certa para adubação e semeadura de ervas. Esta fase é ideal para colher grãos e leguminosas, pois as mesmas terão mais durabilidade e desenvolvimento. Mas tome cuidado, a lua nova é um período propenso a pragas. Lua Crescente: é a época mais favorável ao crescimento das partes aéreas das plantas.

Como plantar
Misture adubo balanceado NPK considerando 300g para cada 10m2 de canteiro. Para plantio em vasos, use substrato e adicione 5g de adubo por litro de vaso. Semeie conforme a tabela ao lado. Após o plantio, manter o solo e/ou substrato úmido, sem encharcar, para obter melhores resultados.

Independentemente do espaçamento entre covas, a produção de vagens foi maior com uma planta por cova (média de 31,4 vagens por planta) em comparação a duas plantas por cova (média de 20,6 vagens por planta).

A ervilha de cheiro precisa ser cultivada em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Condições de sol: pleno. A planta aprecia temperaturas amenas, mas desenvolve-se melhor em clima subtropical e mediterrâneo. Não tolera muito calor ou muito frio, especialmente com geadas.

No Rio Grande do Sul, planta-se em julho, para aproveitar o clima mais frio. Como a colheita gaúcha é feita em outubro, coincidindo com a época das chuvas, não há produção de grãos secos de boa quali- dade nem de sementes para plantio.

Se você planeja plantar árvores para produzir madeira, a lua nova é totalmente favorável. A tendência é germinar árvores altas e frondosas, com caules fortes e sadios.

Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar.

A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.

O que não fazer: Comprar frutas, verduras, legumes e flores com o objetivo de durar mais tempo. Na beleza, evite tinturas e depilação, podem não durar muito. Também não é um momento para passividade e falta de posicionamento.

O cultivo da mandioca deve ser iniciado no princípio das chuvas, quando a umidade e a temperatura são essenciais para a brotação e enraizamento. Portanto, no Brasil a melhor época para o plantio da mandioca é de março a setembro.