Qual a famosa frase do Sherlock Holmes?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Uma das frases mais famosas atribuídas a Sherlock Holmes, a conhecida “Elementar, meu caro Watson”, na verdade não aparece em nenhum das histórias originais de Conan Doyle, mas apenas em uma peça de teatro estrelada pelo personagem e escrita por um sobrinho do criador.

Sherlock Holmes

Nos textos originais, Sherlock Holmes diz apenas “elementar”. Quem adicionou o “meu caro Watson” foi outro autor, Pelham Wodehouse. No livro Psmith Journalist, de 1915, um personagem de Wodehouse faz referência a Holmes e murmura: “Elementar, meu caro Watson, elementar”.

Tal denominação surge apenas em 1871, quando a lei dispunha que o inquérito policial consistiria em todas as diligências necessárias para o desenvolvimento dos fatos criminosos, de suas circunstâncias e de seus autores e cúmplices.

Um cânone da literatura de mistério
Também ficaram famosos os “bordões” de Holmes, suas frases de efeito: “Elementar, meu caro Watson” – que na verdade nunca é pronunciada nos livros, mas ficou famosa no cinema.

Com habilidades reais que acompanham Holmes, muitas dessas características são virtudes admiradas no mundo corporativo. Foco obsessivo; objetivos no trabalho; incapacidade para aceitar a mediocridade; desejo primordial de mais conhecimento; uma vontade de assumir riscos enormes.

Sherlock Holmes foi inspirado no Doutor Joseph Bell, um professor de medicina da Universidade de Edimburgo, na Escócia, conhecido pelo autor Conan Doyle. Joseph Bell nasceu em 1837 e passou por várias etapas na sua vida profissional, desde cirurgião até médico particular da rainha Vitória.

O ano de seu nascimento só foi desvendado por conta de uma informação dada em uma de suas aventuras: ele tinha 60 anos em 1914. Assim, concluiu-se que o nascimento tenha acontecido no ano de 1854.

  • As Aventuras de Sherlock Holmes (1892)
  • O Cão dos Baskervilles (1902)
  • Um estudo em vermelho (1887)
  • The Sign of the Four (1890)
  • The Adventure of the Speckled Band (1892)
  • The Red-Headed League (1891)

Watson. Pois a história já começa com ele dizendo "No ano de 1878 eu peguei meu diploma de Doutor em Medicina pela Universidade de Londres e segui para Netley para fazer a especialização de cirurgiões do exército."

Elementares são os dados fundamentais de uma conduta criminosa. São os fatores que integram a definição básica de uma infração penal. No homicídio simples (CP, art. 121, caput), por exemplo, as elementares são 'matar' e 'alguém'.

1. Que serve de elemento ou é da natureza do elemento. 2. Que diz respeito aos princípios de uma arte ou ciência.

Significado de Elementar
adjetivo Que é básico; definido por ser simples e fácil. Que contém ou expressa algo primário: matemática elementar. Que se refere ao ensino básico de uma ciência: livro elementar.

Desejando dedicar mais tempo a seus romances históricos, Conan Doyle matou Holmes em uma batalha final com o criminoso professor James Moriarty em "O Problema Final" (The Final Problem, publicado em 1893, mas a história ocorre em 1891), os Holmes e Moriarty acabam morrendo, caindo nas Cataratas de Reichenbach.

1º lugar: A Banda Pintada (1892)
Mais um dos casos que envolvem o sobrenatural, A Banda Pintada é a história mais surpreendente dentre as que Doyle escreveu para Sherlock. Além de ter um desenvolvimento muito interessante, a solução do problema é genial e impensável.

E no caso do detetive Sherlock Holmes esse rival se chama James Moriarty. O vilão apareceu primeira vez em 1893, na publicação do livro “O Problema Final”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle. Na história Holmes tenta prender Moriarty, considerado o maior bandido da Europa.