Qual a fama do goiano?

Perguntado por: sguimaraes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos.

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno.

Extrovertidos e acolhedores. Primeiramente, uma das principais características do goiano é a sua facilidade em entrosar com diversas pessoas. De forma geral, quem nasce em Goiás tem uma tendência a interagir com o máximo de pessoas possíveis em ocasiões sociais.

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás. Estranhei a situação, mas confirmei minha naturalidade.

Os verbos de percepção que fazem referência a funções do corpo, como ver, olhar, ouvir, cheirar e degustar, também integram comumente o discurso dos falantes goianos.

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis. Na Alego, projetos valorizam o folclore regional.

Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

6 costumes que a maioria dos goianos tem e não abre mão de jeito nenhum

  1. Comer pamonha no frio. Quem não gosta de comer aquela pamonha quentinha quando bate o frio? ...
  2. Escutar sertanejo. ...
  3. Curtir os shows da pecuária. ...
  4. Comer no pit-dog. ...
  5. Comer pequi. ...
  6. Descansar em meio a natureza.

O maior clássico do estado é o confronto entre Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube, o famoso Clássico Goiano. No entanto, há também outros jogos clássicos que agitam o futebol goiano, como o Clássico das Multidões entre Atlético Clube Goianiense e Goiânia Esporte Clube.

Goiás, em comum relação com sua nação-mãe, é marcado por uma forte influência religiosa do catolicismo, religião que agiu como elemento essencial na expansão do processo de ocupação das terras pelo estado.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinogoianogoianos
Femininogoianagoianas

Cultura de Goiânia
A cultura goianiense é bastante heterogênea e composta pela influência dos costumes e tradições dos povos que formaram a cidade e o estado de Goiás, notadamente portugueses, africanos e migrantes oriundos de outras regiões brasileiras.

Expressões como uai, aneim e tem base ressaltam a identidade de quem nasce no Estado. Denominado como “Fala Goiana”, a pesquisa identificou outras marcas goianas, como o uso de expressões quando dé fé, ó a pamonha, entre outras.

“Paieiros” Produzidos em Goiás
Em Goiás, o fumo é conhecido como o “fumo preto goiano”. O público goiano é o que mais mantém a tradição “caipira”. É de lá a popularização da experiência de enrolar o próprio cigarro.

[Figurado] Crítica severa. Origem etimológica:talvez do latim tundo, -ere, bater muitas vezes, dar pancada.