Qual a falta de vitamina que causa depressão?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Segundo dados da OMS, a deficiência de Vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão. Além disso, doenças como a esquizofrenia e alcoolismo também estão associadas a baixos níveis de 25-hidroxivitamina D.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.

Vitamina B6

A Vitamina B6
A serotonina é o principal químico cerebral responsável por fazer com uma pessoa se sinta feliz, relaxada e confiante. Ela também desempenha um papel importante no sono, no desejo sexual e na saúde digestiva.

Tipo certo de Vitamina D
No entanto, estudos sugerem que a vitamina D3 é melhor absorvida pelo organismo e, por isso, mais indicada para a suplementação.

Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar. O teste também aponta quais são os melhores medicamentos para cada tipo de paciente.

Estudos recentes relatam que a deficiência de vitamina D pode estar associada a um aumento nas taxas de depressão de 8 a 14% [14–19].

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

A causa mais comum da deficiência de vitamina B12 é a absorção inadequada. Os seguintes fatores podem causar uma absorção inadequada: Crescimento excessivo de bactérias. leia mais em uma parte do intestino delgado.

Zinco: O zinco é um mineral essencial com efeitos positivos no sistema nervoso e um efeito relaxante. Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão apresentam, frequentemente, deficiência neste mineral, sendo este um importante suplemento na luta contra a ansiedade.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

8 Situações que Apenas Parecem Depressão

  1. 1 – Anemia por deficiência de ferro e de vitaminas. ...
  2. 2 – Hipotensão arterial. ...
  3. 3 – Desidratação. ...
  4. 4 – Distúrbios do sono. ...
  5. 5 – Síndrome das pernas inquietas. ...
  6. 6 – Inflamação. ...
  7. 7 – Câncer. ...
  8. 8 – Hipotireoidismo.

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Confira!

  • Vitamina B12. Para que o nosso organismo funcione de maneira correta, ele precisa de uma série de vitaminas e minerais, entre elas as vitaminas do complexo B, também conhecida como Cobalamina. ...
  • Vitamina C. ...
  • Vitamina D. ...
  • Selênio. ...
  • Ferro. ...
  • Magnésio.

Os responsáveis por isso são quatro hormônios: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Uma simples alteração na produção ou absorção de uma dessas substâncias pelo organismo é suficiente para aumentar ou diminuir a sensação de felicidade ou de tristeza, dar mais ou menos ânimo e disposição.

Vitamina B12

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Sintomas de deficiência de vitamina D

  1. Fragilidade óssea. Este talvez seja o sintoma mais significativo de falta de vitamina D no organismo. ...
  2. Alterações no sono. A ausência de vitamina D também é associada a certos distúrbios do sono, como a insônia e a apnéia. ...
  3. Depressão. ...
  4. Baixa imunidade. ...
  5. Fadiga constante. ...
  6. Sintomas na pele.

O excesso de vitamina D, caracterizada por doses acima de de 100 ng/mL gera uma intoxicação que pode resultar em consequências graves, como a hipercalcemia, que é o excesso de cálcio no sangue. Ela pode se manifestar como fadiga, fraqueza muscular e aumentar os riscos de câncer.