Qual a falange do Exu Caveira?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira. Diz a lenda que, no início da criação dos seres humanos, ele habitou as águas sagradas das quais Oxalá criou tudo o que vemos e não vemos em nosso planeta.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Os filhos de Exu são muito energéticos, brincalhões, é impossível estar perto deles sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário que faz. Muito carismáticos e de coração bom, estão sempre com um sorriso no rosto.

Selecione a opção de Coloridas: Amarela. Branca.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira. Diz a lenda que, no início da criação dos seres humanos, ele habitou as águas sagradas das quais Oxalá criou tudo o que vemos e não vemos em nosso planeta.

dia 14 de novembro

Pelo exposto, propõe-se o dia 14 de novembro como o Dia do Exu João da Cruz, da linha de Exu Caveira.

Atualmente mora em Sorocaba, no interior paulista, onde faz graduação em pedagogia pela Unicid e frequenta a Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor..

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
- significa: Olhe por mim". Mojubá é uma saudação da língua iorubá, falada em determinadas partes da Nigéria e de países como Togo e Benim. A própria expressão "Laroyê, Exu" é originada dessa mesma língua. Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

De forma geral, Exus Caveiras são seres brincalhões e sérios ao mesmo tempo. Quando falam algo, fazem isso com firmeza e sem nenhuma dúvida dentro de si. Eles têm um temperamento inconstante e podem se apresentar alegres, nervosos, oscilando entre o calmo e o inquieto, entre outras variações.

É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Nessa linha encontramos os seguintes exus comandando as falanges: Exu Rei, Exu Marabô, Exu Mangueira, Exu Tranca-Ruas (ou Tranca-Ruas das Almas), Exu Tiriri, Exu Veludo e Exu dos Rios (ou Campinas).