Qual a facção do Morro do Borel?

Perguntado por: ngaspar9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os traficantes do Borel são ligados à facção criminosa Comando Vermelho e, há um mês, tomaram os pontos do morro da Formiga, dominados pela facção rival Terceiro Comando.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus. Sob seu jugo estavam 2 milhões de fluminenses, segundo o Geni/UFF, com dados de 2022.

Veja quais são as maiores organizações criminosas do Brasil e onde elas atuam. O mapa do crime organizado mostra a presença de grandes facções, como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), e estruturas regionais, como FDN, Okaida e Família Monstro.

Comando Vermelho

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias. O TCP atualmente é chefiado por Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH.

Sérgio Mendonça, o Serginho Ratazana.

Isaias da Costa Rodrigues

Já está em prisão domiciliar, após decisão da Justiça, o criminoso Isaias da Costa Rodrigues, mais conhecido como Isaias do Borel, chefe do tráfico do Morro do Borel, na Zona Norte.

Esdras, inclusive, é acusado de planejar mortes de juízes e promotores quando estava no presídio de Campo Grande (MS). A operação foi batizada de Anjos da Guarda em referência aos servidores da segurança pública, explicou a PF. A ação tem apoio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

59 anos

A Justiça do Rio determina a volta à cadeia de Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, de 59 anos, um dos principais chefes do tráfico no Rio.

Quem tem mais poder PCC ou CV? O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Obviamente, o maior inimigo do PCC é o Comando Vermelho, fundado no Rio de Janeiro. Nascida ainda durante a ditadura militar, o Comando Vermelho serviu como inspiração para a criação do PCC.

Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.

Rio - Integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), chefiados por Álvaro Malaquias, o Peixão, idealizador e chefe do tráfico de drogas do Complexo de Israel, iriam invadir comunidades em Duque de Caxias e outras da Baixada Fluminense, atualmente dominadas por facções rivais nesta sexta-feira (19).

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

A única rivalidade nacional é a travada contra o CV (Comando Vermelho), oriundo do Rio de Janeiro. "Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.