Qual a facção do Fallet?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Segundo moradores, traficantes do Fallet e Fogueteiro (CV) teriam invadido o complexo do São Carlos e entrado em confronto com integrantes da facção TCP, na localidade conhecida como "Grotão".

PCC

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

O PCC, que é a maior organização criminosa do País, seja por seu poderio econômico, bélico e político, ou por estar presente em 22 dos 26 estados brasileiros mais do Distrito Federal, além de países como a Bolívia, Paraguai e Colômbia, conta com aproximadamente 30 mil membros.

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

O Comando Vermelho, inimigo do PCC (Primeiro Comando da Capital), também tem um Marcola. Trata-se de Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho, 34, apontado pelo MP-CE (Ministério Público do Ceará) como um dos líderes da facção criminosa naquele estado. Ele foi preso em 9 de julho de 2021.

O Fallet está localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Pode-se adentrar nessa favela pelos bairros do Rio Comprido ou por Santa Teresa.

Gerente-geral - é responsável pela execução na favela de todas as determinações do dono. Atividades cotidianas: contabilidade das vendas, admissão e demissão de mão-de-obra, comando das operações que envolvem conflito com a polícia ou com outras facções.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias.

Investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta que é possível um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) sair da facção criminosa e continuar vivo. Mas há uma cartilha a ser seguida, que permite, inclusive, o retorno ao crime organizado após um período, desde que não haja dívida --seja "moral" ou financeira.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

Os traficantes do Terceiro gostam de usar Adidas, por conta das três listras (“Tudo 3”). O Comando Vermelho usa Nike: além de ser concorrente da marca alemã, o símbolo da vírgula lembra uma letra C.

No Rio Grande do Sul, a frase tudo 3 é associada à facção criminal Bala na Cara. A expressão é utilizada para indicar que tudo vai bem, mas só pode ser falada entre os irmãos da facção Bala na Cara, pois ela não é bem aceita entre outros territórios que não sejam dele. Tá tudo 3 (tudo tranquilo).

Igor Barbosa da Trindade, 32 anos, preso na noite dessa terça-feira (14/2) pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e apontado como uma das lideranças da facção carioca Comando Vermelho na capital do país, é filho de um agente da ativa da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo. A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC).