Qual a facção da Irmandade?

Perguntado por: dsales5 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Não pega bem dizer que uma facção criminosa inspira uma produção de investimento profissional na maior plataforma de streaming do mundo, mas “Irmandade”, primeira série produzida pela O2 Films para a Netflix, é puro PCC, o Primeiro Comando da Capital.

Condenado a mais de 300 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, roubo, tráfico de drogas e homicídio, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, é o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele fundou a facção com Idemir Carlos Ambrósio, o Sombra, na Custódia de Taubaté, em São Paulo.

Irmandade é uma série de televisão policial brasileira criada por Pedro Morelli e produzida pelo serviço de streaming Netflix em parceria com a produtora O2 Filmes.

Membros da Irmandade original:
Mestre Mental, Mercúrio, Magneto, Feiticeira Escarlate, Groxo e Astra. A primeira formação do time foi organizada e liderada por Magneto. Foi também uma das primeiras ameaças enfrentadas pelos X-Men.

A história é ambientada na cidade de São Paulo, nos anos 1990. Parte da nova produção foi rodada em um setor desativado da Penitenciária Estadual de Piraquara, em Curitiba. O pavilhão ao lado, porém, ainda funcionava normal e os detentos podiam avistar as gravações pela janela.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

No Pará, o PCC foi detectado em 2006, está bem estruturado e segmentado. Seu principal inimigo é o CV, já seu principal aliado é o Comando Classe A. A facção paulista é influente dentro dos presídios, mas não hegemônica nas ruas. Já o CV foi detectado em 2009 e, atualmente, é a principal facção do estado.

  • José Márcio Felício
  • César Augusto Roris da Silva
  • Wander Eduardo Ferreira
  • Isaías Moreira do Nascimento
  • Antônio Carlos Roberto da Paixão
  • Misael Aparecido da Silva

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Conhecemos nossa força e a força de nossos inimigos Poderosos, mas estamos preparados, unidos e um povo unido jamais será vencido ("Paz, Justiça e Liberdade").

A porta de entrada é se tornar um "primo leal" (simpatizante), participando de ações criminosas do grupo, mas em funções menos nobres, como "olheiro" dos pontos-de-venda de drogas. É uma espécie de programa de trainee do crime.

Sua origem remete ao período colonial, quando havia restrições aos negros para frequentarem igrejas. Sendo assim, em 1711, negros escravizados e alforriados e abolicionistas construíram esta igreja.

Helião

Helião interpreta Dimas que está na cadeia preso junto com Edson (Seu Jorge) fundador da facção criminosa “Irmandade”. Já Helião e CIA são vistos a partir do segundo episódio. Já Ice Blue tem atuação mais destacada.

As gravações foram feitas na Penitenciária Estadual de Piraquara, localizada na Grande Curitiba, no Paraná. Segundo a produção, a série iria começar as filmagens em março de 2020. Porém, a pandemia do coronavírus fez com que a produção fosse adiada para 2021.