Qual a explicação do Salmo 126?

Perguntado por: emorais9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Salmo 126 é um cântico comunitário de confiança que habilmente emprega metáforas para proclamar Deus como aquele que traz alegria da tristeza, riso das lágrimas e bem do mal. É a história de um grupo de pessoas relembrando um momento de grande alegria e esperando por ele novamente.

SALMO 126 - Salmo de Davi.

O que o Salmista está pedindo é que assim como aquelas torrentes eram aguardadas pelos agricultores no sopé da montanha com muita esperança, o que lhes dariam condições de plantio e provisão até a próxima safra, assim, o salmista deseja que eles sejam supridos abundantemente pelas bênçãos do Senhor.

O que significa semear em lágrimas? Significa trabalhar por algo que vale a pena, mesmo que precise pagar um alto preço no meio do sofrimento. Ninguém semeia de manhã e colhe a tarde. Precisa paciência, perseverança, saber esperar e principalmente pagar o preço do sucesso.

Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.

O Salmo 126 aponta para o encerramento do cativeiro do povo Judeu no ano 538aC. Trata-se da marcha da vitória em direção a Jerusalém, depois de 70 anos em cativeiro babilônico.

O contexto em que este salmo foi escrito é a recordação do povo de Israel sobre a libertação do exílio na Babilônia. O verso primeiro é a descrição do sentimento de alegria que encheu os israelitas quando são libertados após a conquista da Babilônia pelos persas.

O local está situado no sul de Israel e próximo ao Mar Morto. Durante o período de chuva, que é raro, as águas são armazenadas em cima das montanhas, e se expandem formando grandes torrentes e riachos. O fenômeno é de grande importância para a história do sul de Judá, na Palestina.

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Devido a sua referencia ao retorno do cativeiro babilônico no verso 1, esse salmo muito provavelmente foi escrito próximo do ano 400 A.C., ou mesmo no período dos Macabeus. Sendo dessa forma um dos últimos salmos a ser escrito.

No capítulo 25, Jeremias profetizou com toda a certeza que a Babilônia conquistaria Judá porque a nação rejeitara as palavras de Jeremias e de outros profetas (como Leí). Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.” O nosso Senhor nunca falha, ele não comete equívocos, grande em sabedoria é o nosso Deus, o que ele faz é perfeito, pois os seus atos estão inseridos no seu maravilhoso projeto de salvação.

Caules de CEREAIS com as suas espigas amarrados juntos (#Sl 129.7).

1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. 2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. 3 Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Levar a preciosa semente é levar a Palavra Revelada, que vem da Eternidade!

Continuar lendo O que diz o Salmo 126 6?