Qual a expectativa de vida para uma pessoa com insuficiência cardíaca?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Após o diagnóstico, metade dos pacientes podem morrer em até cinco anos. Além disso, entre aqueles que apresentam sintomas mais graves como acúmulo de líquidos nos pulmões, pernas e barriga devido à dificuldade do coração em bombear o sangue, 50% podem falecer após um ano da detecção da patologia.

A insuficiência cardíaca pode ter cura, mas isso vai depender das causas, estágio da doença e tratamentos.

Na insuficiência cardíaca terminal que é a via final comum de várias cardiomiopatias de discutidas etiologias, a insuficiência mitral aparece pela distorção da base dos músculos papilares, da esfericidade do ventrículo esquerdo e pela dilatação ostial (21).

Insuficiência cardíaca congestiva (ICC)

Dores e inchaço nas pernas
Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo.

As dores causadas por problemas cardíacos são normalmente sentidas no peito, embora possam estar localizadas em qualquer parte do abdómen superior (tronco superior) e na garganta, incluindo braços e ombros. Pode ser uma sensação de desconforto, pressão, gases ou sensação de ardor ou dor.

O consumo excessivo de sal pode piorar os sintomas de Insuficiência Cardíaca, causando inchaço no corpo, afetando os pés e tornozelos, e podendo causar congestão pulmonar (acúmulo de líquidos no pulmão), o que piora o quadro de falta de ar¹.

Muitas pessoas com insuficiência cardíaca continuam a ter vidas ativas e plenas, à medida que aprendem a cuidar de si mesmas. Se desempenhar um papel ativo na gestão da sua própria doença, em conjunto com um bom apoio, ajudará a controlar e a estabilizar a insuficiência cardíaca.

Para a maior parte dos pacientes é uma doença grave, que exige atenção e tratamento com cuidados e medicamentos continuados ao longo da vida. O tratamento é capaz de melhorar os sintomas e aumentar a sobrevida dos pacientes.

Falta de ar. Inchaço dos pés e pernas. Falta de energia, sensação de cansaço. Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios.

Classificação do paciente com IC

  • I: ausência de sintomas (dispneia) durante atividades cotidianas. ...
  • II: sintomas desencadeados por atividades cotidianas.
  • III: sintomas desencadeados por atividades menos intensas que as cotidianas ou aos pequenos esforços.
  • IV: sintomas em repouso.

A IC pode ser classificada em quatro estágios principais (A, B, C e D), que podem estar direta ou indiretamente associados a diferentes mecanismos etiológicos, além de ter implicações terapêuticas.

O tipo adequado de cirurgia depende da causa e das condições clínicas do paciente, mas podem incluir: Revascularização do miocárdio: Este é o tipo de cirurgia mais comum para o tratamento da insuficência cardiac, e busca redirecionar o fluxo sanguíneo para áreas com entupimentos.

Possíveis complicações da insuficiência do coração
A insuficiência renal, problemas nas válvulas do coração, infarto, problemas no fígado e até a morte, podem ser complicações na insuficiência cardíaca.

Os pacientes com Insuficiência Cardíaca precisam ter a ingesta hídrica minuciosamente controlada, uma vez que nos casos mais graves o excesso de líquido pode deflagrar complicações clínicas como retenção, edemas e falta de ar por congestão pulmonar.

Limitar a ingesta hídrica e de sódio; Explicar para o paciente, familiares e cuidadores sobre a importância da restrição de líquidos e sódio; Ajudar o paciente a lidar com o desconforto relacionado à sede; Incentivar paciente a alternar atividades e repouso para evitar quadros de fadiga e intolerância à atividade.