Qual a estrutura e a distribuição de cargos?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A definição da estrutura de cargos é distinta de uma organização para outra, envolvendo aspectos ligados não somente às atividades a serem desempenhadas, mas às qualificações requeridas para cada cargo e a estrutura organizacional contemplando as diversas áreas e níveis hierárquicos (CHIAVENATO, 2009).

A análise de cargos compara as atividades dos cargos com as responsabilidades necessárias para que um colaborador seja capaz de desempenhar as funções exigidas. Ou seja, essa atividade refere-se as atribuições importantes para que o profissional ocupe determinado cargo.

Tipos de estrutura organizacional
Logo abaixo você poderá ler o conceito, as vantagens e desvantagens dos seguintes tipos de estruturas organizacionais: Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial.

A estrutura organizacional de uma empresa inclui os seus departamentos, ou a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização, nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.

A estrutura de cargos e salários determina a evolução dos colaboradores na empresa, em relação aos seus requisitos, funções e salários. Ela abrange a descrição dos cargos, definição de requisitos comportamentais e técnicos das atividades de cada funcionário, avaliação dos cargos e definição da remuneração e benefícios.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

Conheça 6 passos para estruturar o Plano de Carreira para a sua empresa e as equipes que a compõem:

  1. Identifique a visão de futuro de seus colaboradores. ...
  2. Descubra os pontos fortes e fracos. ...
  3. Trabalhe as forças. ...
  4. Minimize as fraquezas. ...
  5. Estabeleça metas. ...
  6. Aplique avaliações periódicas.

A coleta de informações ocorre por meio de um dos métodos a seguir: entrevista, observação e revisão de documentos previamente elaborados pela empresa sobre a descrição de processos.

O plano de cargos e salários é como se fosse o manual do organograma funcional de uma empresa. No documento são descritas as funções, as atribuições, as responsabilidades e a especificação salarial de cada cargo dentro da organização.

Podemos definir quatros requisitos pelos quais a análise de cargos se concentra: mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho.

Passos da avaliação e classificação de cargos:
Escolha dos cargos de referência; Escalonamento dos fatores de avaliação. Montagem da matriz de escalonamento e de avaliação de pontos e fatores. Elaboração da escala comparativa de cargos.

O que é descrição de cargo? A descrição de cargo pode ser entendida como a formalização das características da posição e atribuições que cada colaborador tem dentro da empresa onde atua. Inclui itens como experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

A estrutura organizacional de um negócio serve ao seu planejamento estratégico, sendo o molde nos quais os objetivos serão encaixados, possibilitando que sejam alcançados. Ela deve ser pensada de acordo com o perfil e os valores da empresa, bem como sua proposta.

Os quatro componentes são: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicação e sistema de decisão.

A estrutura funcional agrupa os colaboradores em departamentos, conforme a sua função: vendas, marketing, financeiro, diretoria, recursos humanos e demais setores já conhecidos em uma organização. Geralmente, cada um desses departamentos mantém o foco em desempenhar da melhor maneira possível as suas funções.

A estrutura organizacional é essencial para que a empresa organize seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis. Com isso claro, é mais fácil para que seus funcionários desempenhem de forma a atingir os objetivos estratégicos da empresa.